8 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Educação

Novo ensino médio: relatora propõe aumento de carga horária para formação do aluno

Relatório será votado na próxima terça-feira em subcomissão do Senado

Ensino médio pode ter carga horária alterada

Na próxima terça-feira, dia 12, a Subcomissão Temporária para Debater e Avaliar o Ensino Médio (Ceensino) estará votando na primeira parte da reunião da Comissão de Educação (CE), seu relatório final, que propõe aumentar a carga horária para os estudantes e professores.

Segundo a relatora a relatora, a carga atual é insuficiente para dar conta de disciplinas como português, matemática, história e biologia.

A votação está prevista para começar às 10h. Elaborado pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), o documento traz uma série de recomendações dedicada à Formação Geral Básica das 1.800 horas atualmente previstas no Novo Ensino Médio para 2.200 horas.

Entre outras recomendações, a relatora inclui o aprimoramento da organização da oferta dos itinerários formativos, levando em consideração as desigualdades regionais e  entre as realidades de escolas públicas e privadas; e o aproveitamento pelo Ministério da Educação das experiências do Sistema “S” e dos institutos federais de educação na constituição de percursos integrados ou concomitantes de ensino médio e de educação profissional e tecnológica.

A expectativa da votação na subcomissão é grande. Após a decisão, o texto será analisado pela  Comissão de Educação do Senado Federal.