8 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

O 2º Domingo de Enem

Em Alagoas, os portões abrem às 11h e fecham às 12h

Mais de 5 milhões de pessoas são esperadas nos 10.718 locais de aplicação neste domingo (11) para o segundo dia de provas do Enem 2018 (Exame Nacional do Ensino Médio), o segundo maior exame de acesso à universidade do mundo.

A novidade deste ano é que os participantes terão meia hora a mais do que na edição de 2017 para resolver as 45 questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e outras 45 da prova de Matemática e suas Tecnologias. São, ao todo, cinco horas de provas.

Os portões serão abertos às 12h, do horário de Brasília, e fechados às 13h impreterivelmente. Portanto, em Alagoas, os portões abrem às 11h e fecham às 12h:

  • 11h – Abertura dos portões
  • 12h – Fechamento dos portões
  • 12h a 12h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
  • 12h30 – Início das provas
  • 17h30 – Término das provas.

Os participantes poderão deixar a sala de aplicação da prova a partir das 15h30. Mas só poderá levar para casa o Caderno de Questões quem entregar a prova faltando 30 minutos para o horário limite do exame. Os três últimos participantes a finalizarem a prova em cada sala precisarão sair juntos.

Quem faltou à prova no domingo passado vai pode participar do Enem hoje, embora a ausência no primeiro dia torne improvável que o candidato alcance um bom resultado final. Nas provas do dia 4 de novembro, 24% dos participantes com inscrição confirmada faltaram ao exame – são ao todo 1.374.430 pessoas.

A nota do Enem será divulgada no dia 18 de janeiro de 2019 para os participantes regulares. Os resultados dos treineiros serão divulgados dois meses depois. Todos os resultados serão divulgados na Página do Participante e no Aplicativo do Enem. O Inep informou ainda que o espelho de correção das redações será divulgado no primeiro semestre de 2019, sem citar datas.

O que levar

O aplicante deve levar um documento original com foto e dentro da validade. Se ele perder ou tiver o documento roubado, poderá fazer a prova, mas vai terá de levar o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias. Além disso, é preciso levar uma caneta preta de tubo transparente. Não é permitido preencher o cartão de respostas com caneta de outra cor, lápis ou lapiseira.

Também é permitido levar bebida e alimentos, contanto que estejam guardados em objetos transparentes. Outros itens serão guardados dentro de um envelope porta-objetos antes de entrar na sala,, que ficará embaixo da cadeira. Caso seja flagrado com outro objeto durante a prova, ele pode ser desclassificado do exame.