22 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

OAB/AL e Fecomércio firmam convênio para oferta de cursos voltados a mulheres vulneráveis

Objetivo é garantir qualificação para que as mulheres se sintam capazes de empreender e transformar as próprias vidas

Assinatura do documento aconteceu nesta sexta-feira, na sede da Ordem; objetivo é garantir qualificação para que as mulheres se sintam capazes de empreender e transformar as próprias vidas

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes, assinou, nesta sexta-feira (10), um convênio com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), para a oferta de cursos gratuitos voltados a mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade.

A assinatura do convênio, que tem duração de 12 meses, aconteceu na sede da Ordem, em Jacarecica, e contou com as presenças do presidente da Fecomércio/AL, Adeildo Sotero; do diretor regional do Senac Alagoas, Felipe Dietschi; e do diretor regional do Sesc Alagoas, Carlos Pessoa.

Na ocasião, Vagner Paes ressaltou a importância da parceria que vai levar serviços e capacitação, estreitando ainda mais os laços entre a OAB/AL e a sociedade, que já vem sendo assistida em diversas áreas por meio das mais de 70 comissões existentes na Ordem.

“Esse convênio é muito significativo para nós, para reforçar ainda mais o trabalho social que temos feito. Reconhecemos a importância da Federação do Comércio, do Sistema S, e agora estaremos unindo forças para levar mais dignidade a essas mulheres”, afirmou.

O presidente da Fecomércio/AL, Adeildo Sotero, destacou que a assinatura do convênio é motivo de grande alegria para a entidade que, assim como a OAB, tem uma função social a ser exercida. “Estamos muito felizes e gratos por esse convênio com a OAB, uma instituição na qual depositamos nossa confiança e credibilidade”, falou.

Os cursos a serem ofertados vão ser ministrados pelo Senac e escolhidos de acordo com a realidade do público-alvo. As aulas devem acontecer em locais ainda a serem definidos, podendo ocorrer na sede da Ordem ou do próprio Senac.

Segundo o diretor regional do Senac Alagoas, Felipe Dietschi, o convênio vai levar melhorias para quem mais está precisando. “É uma honra e uma alegria essa parceria que busca transformar vidas. Nós esperamos que seja mais um fruto, que tenhamos uma colheita muito rica, que possamos levar a esperança de um futuro mais digno a essas mulheres”, falou.

A secretária-geral adjunta da OAB, Any Ayres, disse que o projeto será colocado em prática para que as mulheres possam se sentir acolhidas e abraçadas. Tudo será adequado à realidade delas. No caso das alunas provenientes da Casa da Mulher Alagoana, por exemplo, a OAB/AL poderá disponibilizar uma van para buscá-las e levá-las até o local das aulas. “O nosso objetivo é proporcionar o acolhimento dessas mulheres, de maneira que elas entendam que podem e devem se valorizar e se qualificar”, destacou.

Para a presidente da Comissão Especial da Mulher da OAB/AL, Cris Lúcio, a assinatura é um marco para a gestão, tendo em vista a transformação que os cursos ofertados podem levar esperança para as mulheres que hoje não acreditam em dias melhores. “É um marco. Vamos trazer esperança, uma luz no fim do túnel para essas mulheres vulneráveis, para que elas sejam inseridas ou reinseridas no mercado de trabalho”, pontuou.

Também participaram da reunião a vice-presidente da OAB/AL, Natália Von Sohsten; a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CCAAL), Michelle Gonçalves; e a conselheira da OAB, Anne Leão.