22 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

OAB Alagoas promove ato público no TRT em defesa da advocacia alagoana

Mobilização aconteceu em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da 19° região e foi organizada em parceria com a Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas (AATAL)

Na última semana, advogados e advogadas de Alagoas se reuniram em frente à sede do Tribunal Regional do Trabalho da 19° Região (TRT 19), em Maceió, para participar de um ato em defesa da advocacia. A mobilização foi liderada pela Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), em parceria com a Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas (AATAL).

Durante o ato público, diversos membros da advocacia alagoana que estiveram presentes ao local reafirmaram a luta em defesa das prerrogativas e reivindicaram a importância do respeito, da proteção e da segurança durante o pleno exercício da profissão, reforçando assim o compromisso com a democracia e o Estado de Direito.

“Esse ato representa a dignidade da profissão da advocacia”, destacou o presidente da OAB Alagoas, Vagner Paes.

A mobilização foi convocada após um recente caso de agressão contra um advogado no início de novembro. O profissional Geraldo Carvalho aguardava uma audiência quando foi abordado e agredido por um indivíduo nas dependências do TRT. No dia do fato, a Comissão de Prerrogativas da Ordem foi acionada e prestou suporte à vítima.

A Comissão de Prerrogativas vem acompanhando vários casos de violações às prerrogativas da advocacia alagoana em 2023. Inclusive, duas ocorrências de tentativa de intimidação contra advogados, uma em Penedo e outra em Arapiraca. Por essa razão, a Comissão vem atuando diariamente para coibir novos casos e para defender os direitos da categoria. Entre eles, o exercício pleno da profissão, sem temor e ameaças.