8 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

OAB lança edital para submissão de textos da jovem advocacia que vão integrar obra jurídica

Textos selecionados vão compor livro sobre Direito e Sustentabilidade que será editado pela ESA; inscrições já começaram

Durante a IV Conferência Estadual da Jovem Advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) lançou um edital para submissão de trabalhos de jovens advogados e estudantes do Direito interessados em terem seus textos publicados em um livro virtual, que será lançado pela Editora da Escola Superior de Advocacia (ESA).

O objetivo da iniciativa é fomentar a pesquisa entre os jovens advogados na área do Direito e Sustentabilidade, que é o tema abordado pelo evento deste ano.

As submissões já começaram e podem ser feitas até o dia 31 de julho, via e-mail disponibilizado no edital. Um comitê técnico foi montado para avaliar o material inscrito.

O livro será intitulado “Direito e Sustentabilidade: Perspectivas Interdisciplinares Sobre o Futuro do Meio Ambiente no Brasil” e contará com cerca de 20 trabalhos selecionados. A previsão é que, no dia 31 de agosto, os textos escolhidos pela comissão para compor a edição sejam divulgados.

Segundo a presidente do Conselho da Jovem Advocacia, Gabriela Tavares, a iniciativa é inovadora, considerando que, em Alagoas, nunca houve uma publicação científica voltada somente para jovens advogados e advogadas. É uma oportunidade para essa parcela da advocacia estudar a respeito da temática e se inserir no meio acadêmico, onde muitas vezes encontra dificuldades.

“Quisemos dar oportunidade a jovens pesquisadores porque a pesquisa, e não só a prática da advocacia, também é um meio onde os jovens têm muita dificuldade de se inserir. Essa é uma forma deles se capacitarem, sentarem, estudarem, inclusive a respeito de uma temática específica, que é muito importante. A ideia é produzir uma obra jurídica construída por jovens, para jovens e para toda a comunidade, sobre uma matéria que é o tema central da Conferência Estadual deste ano e que é tão importante nos dias atuais”.

De acordo com João Pedro Bastos, membro do Conselho da Jovem Advocacia e secretário geral da Comissão de Relações Acadêmicas da OAB Alagoas, o tema, que une o Direito à Sustentabilidade, é de grande relevância para toda a sociedade e, por isso, a publicação tende a contribuir para enriquecer o conteúdo teórico sobre o assunto produzido no estado.

“O debate sobre sustentabilidade sempre permeou o desenvolvimento da sociedade e tem tido proeminente importância nas últimas décadas. Em consonância com tal premissa, o Conselho da Jovem Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil trouxe o tema como vertente central de sua IV Conferência Estadual. Alagoas é um Estado que tem a matriz econômica diretamente ligada ao seu potencial ecológico.  Nesse sentido, estudos sobre o tema, produzidos por juristas alagoanos, têm tudo para contribuir com o enriquecimento teórico e prático sobre a matéria”.

Ele também ressalta a importância de ter o nome em publicações como essa para os profissionais do Direito.

“A publicação de artigos em eventos, notadamente por editoras respeitadas como a ESA, contribui sobremaneira para o destaque profissional de advogados e estudantes. Ter um estudo difundido demonstra que o autor tem conhecimento aprofundado a respeito da temática envolvida, não se limitando a debates rasos. Além disso, a escrita demanda desenvoltura metodológica e intelectual que igualmente servem para destacar um bom profissional. Em termos práticos, a publicação de textos, inquestionavelmente, demonstra proeminência acadêmica e laboral. Sem esquecer ainda que a doutrina é fonte do Direito, sendo assim, o material publicado serve ainda para aprimorar a práxis jurídica como um todo, reforçando a tradição alagoana de ser berço de grandes  juristas do país”.

Todos os detalhes para submissão dos trabalhos podem ser encontrados no edital.