5 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Obras de contenção do mar no Pontal da Barra chegam a 70% de conclusão

Em quatro meses, as equipes de infraestrutura se empenharam dia e noite, de acordo com o nível da maré, para que a obra pudesse avançar na localidade

Obras de contenção do mar no Pontal da Barra chegam a 70% de conclusão
Trabalhadores e maquinários atuam dia e noite, de acordo com o nível da maré, nas obras de contenção.
A contenção marítima na orla do Pontal da Barra já é uma realidade na vida dos maceioenses com o avanço de 70% dos serviços.

Quem passa pela região já nota o muro feito de blocos maciços pré-moldados, capazes de impedir que a maré avance para o calçadão e à via de tráfego, no bairro que é porta de entrada para a capital alagoana.

Os serviços iniciaram em agosto de 2023, assim que foi dada a ordem de serviço pelo prefeito de Maceió, JHC, no dia 12 daquele mês, com a presença da comunidade local.

Em quatro meses, as equipes de infraestrutura se empenharam dia e noite, de acordo com o nível da maré, para que a obra pudesse avançar na localidade.

E esse ritmo das atividades continua na região. Ao todo, somente no Pontal da Barra, serão contemplados 1,2 km de contenção com os blocos que chegam a pesar até duas toneladas. Essa é uma tecnologia holandesa autorizada e a mais aceita pelos órgãos ambientais e de fiscalização.

Outros pontos da capital alagoana já receberam a intervenção e já produzem o efeito esperado de frear a erosão costeira. Na Jatiúca, foram dois trechos com a estrutura implantada, sendo que, em um deles, foi usado bloco pré-moldado e no outro os anéis hexagonais. Outras partes onde os serviços foram executados foram na orla da Jacarecica e na Praia do Sobral.

A escolha da tecnologia ocorreu após inúmeras intervenções nessas localidades realizadas em gestões anteriores e que não tiveram o efeito desejado, que era o de conter realmente o avanço do mar.

Ao se debruçarem sobre as possíveis técnicas que podiam ser usadas na localidade, engenheiros da Seminfra descobriram os blocos de concreto pré-moldados e os anéis hexagonais holandeses, praticados há 50 anos e com êxito nos Países Baixos da região da Holanda.