6 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Ônibus da caravana de Lula são atacados com tiros em Curitiba

Ex-presidente não estava em nenhum dos veículos atingidos; Gleisi Hoffmann afirma que querem matar o petista

Dois ônibus da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela região Sul foram atingidos nesta terça-feira (27) por tiros no caminho entre as cidades paranaenses de Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul, em uma aparente tentativa de emboscada. Lula não estava em nenhum dos veículos atingidos.

Foto: Bernardo Barbosa

Segundo integrantes da comitiva, um dos veículos foi atingido por três tiros e o outro, por um. O ônibus que transporta parte da imprensa que acompanha a viagem foi o atingido por três disparos, dois do lado direito e um do lado esquerdo.

Dois pneus deste mesmo ônibus foram perfurados por ganchos pontiagudos de metal, conhecidos popularmente como “miguelitos”, deixados em uma estrada por onde a comitiva passou.

Tentativa de assassinato

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), o líder do PT na Câmara, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), e o coordenador da caravana, Márcio Macedo, cobraram providências dos governos federal e estadual.

“Querem matar o ex-presidente Lula”, disse Gleisi mais tarde, em ato ao lado do petista. “Tivemos polícia em alguns eventos, em alguns momentos, mas não temos segurança em relação à caravana (…) Não é grupo de oposição política, é milícia armada. Peço que as autoridades não esperem um cadáver para saber a gravidade das coisas que estão acontecendo desde o Rio Grande do Sul”.