7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Notícias

Operação Echo deixa dois mortos no interior do Estado

Deflagrada pela SSP-AL e Ministério Público, ação cumpre 135 mandados de prisão, busca e apreensão em municípios de Alagoas e Pernambuco por adulteração de veículos e documentos

Foto: Assessoria SSP/AL

Duas pessoas morreram na manhã desta terça-feira, na região do Agreste alagoano, durante a operação Echo, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas e pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MPE), envolvendo órgãos de Segurança de Alagoas e Pernambuco, para cumprimento de 135 mandados de prisão, busca e apreensão em municípios dos dois estados.

As informações das mortes ainda não foram divulgadas oficialmente pela SSP nem pelo MPE, que coordenam a operação integrada. Mas foram confirmadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que participa da ação. Uma delas teria sido em Arapiraca. A versão até agora conhecida – por meio de agentes policiais – é de que as duas pessoas mortas teriam trocado tiros com a polícia e morreram no confronto.

A Operação Echo foi deflagrada nas primeiras horas da manhã de hoje, com objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com falsificação de documentos, roubos, furtos e adulteração de veículos. Segundo a coordenação, os 34 mandados de prisão e 101 mandados de busca e apreensão expedidos foram resultado de um trabalho investigativo que durou cinco meses, apurando a  prática de ilícitos cometidos por criminosos que falsificavam documentos de carros, adulteram chassis e comercializam esses veículos no mercado ilegal de AL e PE.

Tais condutas fraudulentas ocorriam com maior intensidade no município de Arapiraca, onde aconteceram as duas mortes e a maior parte das prisões. Também foram cumpridos mandados nos municípios de Maceió, Delmiro Gouveia e Coruripe (Alagoas), Águas Belas, Itaí e Garanhuns (em Pernambuco).

Devido ao volume de mandados a serem cumpridos de forma simultânea, a operação mobilizou cerca de 150 viaturas das forças de segurança dos dois estados.

Os presos estão sendo encaminhados à Central de Polícia de Arapiraca, onde ficarão à disposição da Justiça.

A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública informou que uma entrevista coletiva com todas as informações sobre a operação deve acontecer nesta quarta-feira (19), ainda sem hora marcada.