22 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

Operação integrada prende ex-presidente de torcida organizada em Maceió

Foragido da Justiça, integrante da Comando Alvirrubro foi encontrado no bairro da Gruta de Lourdes

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Seção de Capturas da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) da Polícia Civil prenderam, na manhã deste sábado (04), o ex-presidente da torcida organizada Comando Alvirubro, que estava foragido desde a Operação Red Blue, realizada em dezembro de 2023.

A ação integrada, que contou com o apoio da Chefia Geral de Inteligência Integrada da SSP e do Comando de Aviação do Estado (Comave), encontrou o indivíduo dentro de uma residência localizada no bairro da Gruta de Lourdes, parte alta de Maceió.

Após a prisão, o ex-presidente da organizada foi levado para a sede da Dracco, no Benedito Bentes, onde serão tomados os procedimentos cabíveis e, em seguida, ocorrerá a transferência dele para o Sistema Prisional de Alagoas, ficando assim à disposição da Justiça.

Operação Red Blue

A operação, deflagrada em 19 de dezembro do ano passado, prendeu 12 integrantes das duas maiores torcidas organizadas de Alagoas. A ação contou com o apoio do Ministério Público do Estado, através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), e desarticulou os grupos que vinham praticando, através de seus membros, diversos crimes motivados pela intolerância esportiva.

As investigações foram iniciadas há mais de um ano, após atos violentos que mutilaram pessoas aleatórias em consequência da explosão de bombas caseiras espalhadas pelas ruas da capital e também depois de crimes contra torcedores do Centro Sportivo Alagoano (CSA) e do Clube de Regatas Brasil (CRB).

O trabalho de apuração também foi munido de informações do Serviço de Inteligência da Polícia Militar, que fez o monitoramento das torcidas no âmbito estadual e interestadual, com o apoio do Ministério Público, atuante perante o Juizado do Torcedor. A Justiça também determinou a suspensão do funcionamento das torcidas organizadas.

O combate aos crimes praticados por torcidas organizadas em Alagoas foi destaque no programa Fantástico, da TV Globo, no último dia 21 de abril.