8 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Outubro rosa na orla de Maceió: Mulheres na corrida contra o câncer de mama

A corrida do outubro rosa chamou a atenção neste domingo ensolarado na capital alagoana

Mulheres na corrida pela saúde, no outubro rosa

A campanha do Outubro Rosa neste 2023 tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Em Maceió, neste domingo, 8 de outubro, a largada para a prevenção e conscientização do câncer de mama se deu com uma corrida pela da cidade. As mulheres foram a maioria em participação no evento. Famílias inteiras se apresentaram na pista para a corrida em um dia de sol e mar atraentes.

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

 Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).