2 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Palácio Floriano Peixoto recebe exposição “Teka e o Bordado Filé de Alagoas”

A artesã Teka Rendeira, do Pontal da Barra, em Maceió, foi imortalizada em música de Martinho da Vila

A artesã Teka Rendeira, do Pontal da Barra, em Maeió.

A riqueza da cultura alagoana ganhará destaque no Museu Palácio Floriano Peixoto,  com a exposição “Teka e o Bordado Filé de Alagoas”. Terezinha de Araújo Medeiros, carinhosamente conhecida como Teka Rendeira, será a estrela dessa mostra que celebra sua vida e obra. A abertura acontece no dia 16 de outubro, às 9h, data que marcaria o aniversário de 80 anos de Teka, e permanecerá disponível para visitação até o dia 20 de outubro.

Com a curadoria da especialista em moda Silvia Santos, essa exposição não apenas homenageia a artesã do Pontal da Barra, mas também destaca sua contribuição nacionalmente reconhecida no mundo do bordado filé. Teka Rendeira, cuja habilidade em criar filé no Pontal da Barra, se tornou icônica, foi até imortalizada na famosa canção “Só em Maceió”, gravada pelo renomado cantor e compositor Martinho da Vila em 1981.

De acordo com a curadora, a exposição surgiu como resultado de uma imersão de dois anos na comunidade do Pontal da Barra. Durante esse período, Silvia mergulhou de cabeça na prática do filé, aprendendo a tecer e bordar essa arte única. Essa profunda interação permitiu a compreensão da urgência de compartilhar com o público a importância dessa técnica. Estudos já apontam que Alagoas é o último reduto que mantém um modelo de produção distinto, se destacando pela riqueza dos pontos e harmonia das cores, características que o diferenciam dos locais que produzem em menor escala.