1 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Paratletas recebem cadeiras de rodas de alta performance do Governo de Alagoas

Paulo Dantas cumpre promessa feita no início do ano e garante novos equipamentos para que paratletas participem de São Silvestre

Governador Paulo Dantas entrega cadeiras de alto desempenhos a vencedores da São Silvestre. Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

Cumprindo mais uma promessa, o governador Paulo Dantas entregou nesta quarta-feira (27) duas cadeiras de alto desempenho para os paratletas alagoanos Carlos Guedes e Givaldo Augusto. Eles foram campeão e vice, respectivamente, da última corrida de São Silvestre, em São Paulo, e estarão participando novamente esse ano, dessa vez com equipamentos modernos doados pelo Governo de Alagoas.

“São dois atletas de altíssimo nível e histórias de vida incríveis. O Carlinhos e o Givaldo já foram campeões no Brasil e fora do Brasil também – o que nos enche de orgulho. No início do ano nós fizemos uma reunião e eles solicitaram um equipamento moderno e nós, enquanto Governo do Estado, nos comprometemos com eles e conseguimos as bicicletas adaptadas. Cada bicicleta custou R$63 mil e agora eles vão estar na corrida de São Silvestre representando muito bem o estado de Alagoas”, pontuou o governador.

Essa parceria foi consolidada com o apoio da Algás e das secretarias de Esportes (Selaj), Cidadania e Pessoa com Deficiência (Secdef) e da Mulher e Direitos Humanos (Semudh). As cadeiras são de alumínio e foram fabricadas com tecnologia de ponta e sob medida para os paratletas.

A secretária de Esportes, Lydia Pollyana, destacou o compromisso do Governo de Alagoas com o esporte e o paradesporto do estado. “Estamos fazendo a entrega das cadeiras de rodas para os meninos competirem na São Silvestre e já estamos na torcida por eles”.

 

Para a secretária da Secdef, Aline Rodrigues, a aquisição das cadeiras é um marco para o fomento ao paratletismo e à autonomia das pessoas com deficiência em Alagoas. “O esporte muda para melhor a vida das pessoas e o Governo de Alagoas sabe disso. Esse é o motivo de estarmos investindo nesta frente. Essa entrega é a primeira de muitas que, com certeza, ainda vamos fazer”, afirma.

Carlinhos e Givaldo fazem parte do projeto paralímpico da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) e vêm conquistando grandes resultados país afora, representando o Estado no paratletismo com cadeira de rodas. Além de competições regionais, eles já participaram de corridas nos cenários nacional e internacional, como nas maratonas de Salvador-BA, João Pessoa-PB e, na tradicional São Silvestre.

 

“No início do ano o governador nos prometeu e hoje está cumprindo sua promessa e a realização do nosso sonho e de poder trazer grandes resultados para Alagoas através desses novos equipamentos. A gente agradece também a Algás, que abraçou esse projeto e nos patrocinou com a compra dessas cadeiras. Essa já é a terceira São Silvestre que vamos participar e a gente vem trazendo grandes resultados para Alagoas, e esse ano não será diferente”, garantiu Carlinhos.

“Compito desde 2017 e me apaixonei pela modalidade. Agora com o apoio do governo e com as duas cadeiras novas teremos uma melhor performance e assim vamos trazer grandes resultados para Alagoas. Vamos continuar colocando Alagoas no pódio”, disse Givaldo.