8 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Partida entre Bélgica e Suécia é suspensa após dois torcedores suecos serem assassinados no centro de Bruxelas

Abalados, atletas optam por seguir nos vestiários após chegada da notícia; autoridades belgas suspeitam de ataque terrorista

Foto: John Thys / AFP

Por Dyego Barros

A partida entre as seleções de Bélgica e Suécia, válida pela 8ª rodada do grupo F das Eliminatórias da Eurocopa de 2024, foi suspensa no intervalo, nesta segunda-feira (16), após dois torcedores suecos serem assassinados em uma região próxima ao centro de Bruxelas, minutos antes de a bola rolar.

Abalados pela chegada da notícia, os jogadores da equipe visitante teriam se recusado a voltar à campo e, depois de pouco mais de 30 minutos de espera, a UEFA comunicou o cancelamento do jogo, que estava empatado em 1 a 1.

Um homem supostamente ligado ao grupo terrorista Estado Islâmico, identificado como Abdesalem Al Guiliani, abriu fogo contra civis nas ruas da capital belga, matando ao menos dois cidadãos suecos. Em um vídeo divulgado em portais internacionais, o suspeito faz uma série de disparos de fuzil, enquanto persegue as vítimas, que buscam refúgio em um prédio. Segundo uma testemunha, o assassino teria gritado “Allahu Akbar” (“Alá é grande”) antes de agir.

De acordo com a agência “Reuters”, a Bélgica elevou ao nível máximo o alerta anti-terrorismo. Centenas de torcedores suecos seguem no estádio Rei Balduíno, à espera que o assassino seja neutralizado pelas autoridades locais.