6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Paulão diz que privatizar água e saneamento é um crime

Deputado disse na Câmara que proposta de privatização da Casal precisa ser discutida com a sociedade

Paulão defende a Casal em pronunciamento na Câmara

O deputado federal Paulão (PT-AL) protestou da tribuna da Câmara contra a iniciativa do governo de privatizar o sistema de saneamento e abastecimento de água no País.

Para Paulão, essa iniciativa se reflete como um verdadeiro crime contra a população brasileira, notadamente, para os que moram nas regiões mais pobres.

O parlamentar lamentou o fato de essa questão da privatização do sistema água e esgoto ter chegado ao Estado de Alagoas, que analisa possibilidades de privatização do sistema operacional da Casal em Maceió e na grande Maceió.

No gabinete, o deputado, Quintella, lideranças dos urbanitários e da Casal debateram a situação

“Nessa discussão, obviamente fico ao lado dos trabalhadores da companhia. Mas, tivemos inclusive um inicio de conversa com os representantes do Sindicato dos Urbanitários, companheiros da Casal e o Secretário de Infraestrutura do Estado, Maurício Quintella. Ele deixou claro que ainda não há um modelo definido para o caso de Alagoas e assegurou que nada será feito sem um amplo debate com a sociedade e nós precisamos estar preparados para essa discussão”, disse o deputado.

Paulão destacou que a água é basicamente a vida de toda a população, assim como o tratamento de esgoto. “A cada US$ 1 gasto em esgoto tratado, se economiza US$ 4 no sistema de saúde, por conta da proliferação de doenças que o esgoto transmite”, disse.

O pior, disse Paulão, é que essa questão surge agora quando a Casal superou sua crise financeira e hoje opera com superávit. “A empresa vivia no vermelho e agora, na atual gestão, trabalha no azul, o que prova que a empresa pública pode ser eficiente, competitiva e competente na prestação de serviços”, assinalou.

Na visão do parlamentar é preciso que haja sensibilidade e critérios justos nessa discussão que pode transformar a Casal em uma empresa privada.