6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Paulão quer visita técnica de comissão da câmara no aterro Maceió

Deputado diz que se o CTR não funciona bem os danos podem ser irreversíveis

Paulão destacou providências adotadas pela 4ª Promotoria de Justiça da capital

O deputado federal Paulão (PT) decidiu pedir uma visita técnica da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados na operação da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR Maceió) – Aterro Sanitário – em função das denúncias de irregularidades no tratamento do lixo e do chorume no local.

“Se as lagoas de chorume estão se acumulando, se uma empresa terceirizada está descartando esse chorume irregularmente em terrenos da cidade, como foi denunciado, é por que alguma coisa grave está acontecendo por lá. Ora, se um aterro sanitário (CTR) não funciona bem os danos causados ao meio ambiente podem ser irreversíveis”, disse o deputado.

Paulão destacou que tão logo tomou conhecimento do problema enviou ofícios ao Ministério Público Estadual, ao Instituto do Meio Ambiente e demais órgãos de fiscalização, para que tomassem as devidas providências. “É importante averiguar o caso e proteger os interesses da população e a saúde de todos das áreas próximas, antes que um mal maior não aconteça”, declarou.

Lagoa de chorume no aterro sanitário

O deputado observou que se o aterro não estiver tratando corretamente o lixo de Maceió, a população que mora no entorno da área sofrerá as consequências com gases tóxicos, além da possível contaminação de mananciais e do lençol freático da área onde está localizado.

“Se tudo isso for comprovado nós temos aí problemas sérios e é fundamental que as autoridades apurem as devidas responsabilidades na gestão do aterro”. Assinalou o deputado, destacando que as providências já tomadas pela 4ª Promotoria de Justiça da Capital, através do promotor de justiça, Alberto Fonseca, merecem aplausos da sociedade e, principalmente, da população que reside na área do CTR.

O parlamentar se manifestou após o IMA ter flagrado  na segunda-feira (29), uma empresa descartando chorume irregularmente no ambiente, em Maceió.