6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

PF diz que DEM montou o maior esquema de laranjas do País

Partido de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre é investigado pelo desvio de verbas públicas

Maia e Alcolumbre as lideranças do DEM no País

O Democratas (DEM), partido que em Alagoas é comandado pelo ex-vice governador e atual Secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, foi a legenda que liderou o maior esquema de “laranjas” no País, segundo dados de investigação da Polícia Federal.

De acordo com a apuração da PF a incidência de desvio de verba pública eleitoral em 2018, na campanha do DEM se deu no Acre. As investigações apontam, no entanto, irregularidades em todos os Estados. O DEM também é o partido dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre.

Além do Democratas, ex-PFL, a Polícia Federal também mantém investigações estado avançado contra as candidaturas laranjas do PSL, partido que elegeu o presidente Jair Bolsonaro e que terá até o final de 2020 cerca de R$ 700 milhões de fundo eleitoral para gastar na próxima campanha.

Por causa desse dinheiro, Bolsonaro, os filhos e uma parte brigaram e romperam com o presidente da legenda, Luciano Bivar.

O PSL enfrenta um amplo processo de utilização de laranjas na última campanha, que foi comandado pelo atual ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, que é o principal investigado pelo desvio de recursos no Estado de Minas Gerais.