4 de dezembro de 2023Informação, independência e credibilidade
Brasil

PF prende grileiro no Pará que ameaçou dar tiro na barriga de Lula

O homem também ligado ao garimpo tem fazenda na região avaliada em mais de R$ 2,5 milhões

PF prende fazendeiro por ameaçar à vida de Lula

Após ameaçar “dar um tiro na barriga” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um fazendeiro foi preso em Santarém (PA), no fim da tarde desta quinta-feira,3, segundo informou o blog da jornalista Daniela Lima do “Portal G1”.

Ainda segundo a informação, André Luiz Teixeira tentou descobrir o hotel em que o ex-presidente Lula se hospedará em Santarém. Lula tem chegada prevista à cidade nesta sexta-feira, 4 de agosto, quando participará da Cúpula da Amazônia nos dias 8 e 9, no Pará. Antes disso, no dia 7, Lula deverá visitar o Navio Hospital Escola Abaré e, no mesmo dia às 9h30, participar da inauguração da Infovia 01.
A Polícia Federal (PF) afirmou que o homem preso teria feito ameaças enquanto fazia compras em uma loja de bebidas na última quarta-feira. Durante a compra, ele teria ameaçado atirar na barriga do presidente e perguntado aos presentes se sabiam onde ele se hospedaria em Santarém.

Grileiro de terra

O fazendeiro é conhecido na cidade como um grileiro de terras na Amazônia e tem fazendas avaliadas em mais de R$ 2,5 milhões. Ele ainda é apontado como explorador de garimpo na região.
Após denúncia de uma das testemunhas, o inquérito foi instaurado e o homem responderá pelos crimes de ameaça e incitação de atentado contra autoridade por motivação política.
Ao ser encontrado pela PF nesta quinta-feira, ele confessou aos policiais que havia participado dos atos de 8 de janeiro em Brasília e invadido o salão verde da Câmara dos Deputados.