7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

PGR pede no STF a prisão de Fernando Collor por corrupção

Collor é acusado de receber R$ 60 milhões em propinas

Collor: crimes de corrupção

O Supremo Tribunal Federal recebeu nesta quinta-feira, 25, um pedido de prisão do senador Fernando Collor de Mello feito pela Procuradoria Geral da Reopública.

Coube a chefe do Ministério Público Federal, Racquel Dodge, formular o pedido de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

A Procuradoria pede a condenação do senador a 12 anos, 5 meses e 10 dias de prisão pelo crime de corrupção, e a 10 anos, 3 meses e 10 dias por lavagem de dinheiro.

Além disso, Dodge quer o pagamento de multa e de uma indenização no valor de R$ 59,9 milhões como forma de reparar os danos provocados pelos crimes.

Na ação da PGR, além de Collor, figura também o diretor executivo da Organização Arnon de Mello, Luiz Pereira Duarte Amorim.

A ação diz que entre 2010 e 2014, Collor cometeu  30 vezes o crime de corrupção e 369 vezes o de lavagem de dinheiro dentro da BR Distribuidora.

A defesa de Collor ainda não apresentou suas alegações na ação. Depois que isso acontecer, o relator, ministro Edson Fachin deve elaborar um relatório do processo e encaminhar o caso para o ministro revisor, Celso de Mello. Somente depois que o revisor também analisar a ação é que o julgamento poderá ser marcado.

A informação foi publicada no site O Antagonista.