7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Ao vivo: Pinheiro é debatido em audiência pública no Senado

Segundo Senador Cunha, (PSDB-AL) situação é gravíssima e se tornou prioridade acima das barragens

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle do Senado (CTFC) promove, nesta quinta-feira (21), uma audiência pública sobre o afundamento do solo no bairro do Pinheiro, em Maceió.

O requerimento para a realização da audiência foi elaborado pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), presidente da CTFC. O governo federal também reconheceu a situação de emergência no bairro e determinou que sejam adotadas ações necessárias para agilizar a identificação das causas.

Dúvidas e comentários podem ser feitos no site do Senado, clicando aqui. Acompanhe ao vivo:

A Audiência será interativa, com a possibilidade de participação popular, por isso os cidadãos podem enviar comentários ou perguntas através do Portal e-Cidadania e do Alô Senado, através do número 0800612211.

“Inabitável”

Em entrevista ao programa Doze e Dez Notícias, na Rádio Pajuçara, na semana passada, o senador Rodrigo Cunha foi enfático ao falar do Pinheiro, bairro de Maceió que sofre problemas estruturais e antecipou o laudo da Defesa Civil Nacional: a situação, segundo ele, é de que a situação é gravíssima, se tornou prioridade acima das barragens e o local pode se tornar até mesmo “inabitável”.

O laudo oficial da equipe de geólogos da CPRM, com os estudos realizados no bairro da Capital, deve sair em duas semanas, mas Cunha já alerta a população desde então. Os próprios técnicos adiantaram ao senador que há necessidade de adotar medidas preventivas para que aconteça algo mais grave.

Na entrevista, o senador disse que, há duas semanas, teve uma conversa com coronel Alexandre Lucas, secretário de Defesa Civil Nacional, do governo Bolsonaro, ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e disse que seu nível de atenção no problema passou “da luz amarela para luz vermelha”.

“‘Rodrigo, é uma catástrofe anunciada’, me disse o secretário da Defesa Civil Nacional. ‘Esta é a prioridade absoluta desta secretaria, à frente das barragens’, e isso na frente do ministro. A constatação é de que as mudanças geológicas continuam ocorrendo no local, ano a ano.”. Senador Rodrigo Cunha (PSDB).

As suspeitas são ainda de que a mineração na região teriam provocado o afundamento no bairro. Sério, Cunha alerta para o fato de que o que adiantou no lado, não é “fake news”.

Presenças

A Audiência Pública contará com a presença de diversos convidados, entre eles o promotor de Justiça do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE), José Antônio Malta Marques; o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia Alexandre Vidigal de Oliveira; o Diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais Antonio Carlos Bacelar Nunes; e o coordenador de Defesa Civil de Maceió Dinário Lemos.