20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

Polícia Civil recupera mais de 800 veículos roubados no ano passado

Do total, quase 500 foram entregues aos legítimos proprietários; índice chega a 60% dos veículos

Equipe se dedica integralmente ao monitoramento constante de informações relacionadas a esse tipo de crime. Foto: Ascom PCAL

A Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos registrou em 2023 a entrega de 491 veículos aos seus legítimos proprietários, de um total de 825 recuperados em todo o estado. Isso representa cerca de 60% dos veículos recuperados.

“Isso foi possível graças ao esforço investigativo diário de todos os membros da equipe, que se dedicaram integralmente ao monitoramento constante de informações relacionadas a esse tipo de crime”, disse o delegado Ronilson Medeiros, titular da especializada.

Segundo o delegado, alguns veículos não são devolvidos imediatamente aos donos porque precisam passar por perícia. “Quando a perícia é concluída e o chassi original é identificado, a equipe trabalha diligentemente para localizar e devolver o veículo aos proprietários. Entretanto, em alguns casos, o chassi pode ter sido tão adulterado que a recuperação do original se torna inviável. Nestas situações, o veículo fica à disposição da justiça, dificultando sua devolução ao legítimo dono”, explica.

Uma das estratégias adotadas pela delegacia foi a inserção quase em tempo real de informações sobre veículos roubados e furtados no estado. “É uma equipe dedicada que realiza esses registros, monitorando as ocorrências constantemente, inclusive nos finais de semana em regime de plantão”, acrescentou.

Essa abordagem proativa não apenas agiliza as recuperações, mas também estabelece uma constância nas entregas de veículos, fortalecendo a efetividade da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos da capital.

“Esses números expressivos refletem o comprometimento da nossa equipe e a eficácia das estratégias adotadas. É uma vitória para a sociedade alagoana e reforça o papel essencial da Polícia Civil no fortalecimento da Segurança Pública”, afirmou Ronilson Medeiros.

Ele ressalta, no entanto, que é fundamental que as pessoas que tiveram os veículos roubados procurem imediatamente a delegacia para registrar o boletim de ocorrência de furto ou roubo.

“A Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos é a instituição competente para realizar esse procedimento, garantindo a inclusão no sistema do Detran para restrição e a emissão de um Alerta Geral Nacional. Com essa medida, os veículos serão identificados nas rodovias e, quando abordados, serão apreendidos. Em seguida, a equipe entrará em contato com a vítima para providenciar a devolução”, concluiu.