8 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Polícia de Toronto investiga que a motivação do massacre tenha sido misoginia e liga o autor a fóruns de “celibato involuntário”

Segundo os investigadores, a maioria das vítimas são mulheres entre 20 e 80 anos.

Alek Minassin, dirigia a caminhonete que matou dezenas de pessoas em Toronto. Foto: Divulgação

A polícia de Toronto, confirmou nesta última terça-feira (24) que está investigando mensagens misóginas, postadas no Facebook de Alek Minassian, 25, o suposto responsável pelas mortes de 10 pessoas no Canadá, no início desta semana. As mensagens teriam sido postadas minutos antes do massacre.

Em uma coletiva, os investigadores revelaram que a mensagem na página do Facebook faz referência a Elliot Rodger, 22, um estadunidense que em 2014 matou seis pessoas antes de se suicidar. Antes dos assassinatos, Rodger fez acusações as mulheres de fazer dele um “incel“, termo que significa “solteiro involuntário”, após ser rejeitado por várias mulheres.

Na mensagem  supostamente escrita por Minassian, pouco antes de atropelar dezenas de pessoas nas ruas de Toronto, o jovem declarou que “a rebelião incel começou. Derrubaremos todos os Chads e Stacys”. Os termos Chads e Stacys, segundo Rodger, são os homens que têm sucesso com as mulheres, enquanto Stacys são os que são rechaçados.

A polícia afirmou que a maioria das vítimas do ataque com a caminhonete são mulheres, com idades entre 20 e 80 anos de idade. Durante a entrevista coletiva, a polícia também esclareceu alguns erros produzidos, segundo eles, pela “fluidez” da situação.

O chefe de polícia de Toronto, Mark Saunders, disse que Minassian foi detido sete minutos depois que a central recebeu a primeira ligação telefônica sobre o atropelamento, não 26 minutos como foi declarado na segunda-feira.

A polícia também rebaixou de 15 para 14 o número de feridos.

De onde vem o termo ‘incel’?

O termo é utilizado em fóruns da internet, e é um diminutivo da expressão “celibato involuntário”, em inglês.

Fórum onde acontecem os “debates” misóginos. Página retirada da web.

Segundo o New York Times, “Incels” são misóginos, que colocam sobre a mulher toda a “culpa” pela falta de atividade sexual, e, em casos mais extremos, são capazes de diversas formas de violência contra mulheres.

Ainda segundo o jornal novaiorquino, a atitude dos homens que visitam o fórum é bastante variada, mas eles frequentemente expressam raiva contra homens considerados atraentes, que chamam de “Chads” e mulheres, que chamam de “Stacys” (O João e Maria dos Estados Unidos).

Fóruns incel geralmente contêm mensagens de ódio a mulheres e ao movimento feminista. Em novembro, a rede social Reddit baniu discussões de incels do site por ter conteúdo violento. Na última terça-feira, mais um dos fóruns (ou subreddits) deste grupo foi deletado.