5 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

Polícia Militar realiza a formatura do 4º Curso de Operacional de Rotam

Vinte e seis formandos alcançaram o almejado brevê do COR; solenidade contou com a presença do secretário de Segurança e do comandante da PMAL

Os 26 Policiais Militares que concluíram o Curso receberam o brevê do “pittbul raiado”. Foto: Ascom PMAL

“Pitbulls raiados”. É assim que os 26 concluintes do 4º Curso Operacional de Rotam (COR) passam a ser chamados após conquistarem o tão almejado brevê.

É que na manhã desta segunda-feira (18), a Polícia Militar de Alagoas (PMAL) realizou a formatura do IV COR, na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo, em Maceió.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, civis e militares, e foi presidida pelo secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, acompanhado pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim.

O grupo de  formandos do IV COR fez a entrada por meio de uma apresentação em que demonstraram uma forma de patrulhamento tático motorizado, mostrando a abordagem policial por meio de ações coordenadas contendo o homem, o treinamento e o equipamento necessários para realização do exercício.

Para o comandante da PMAL, a conclusão de mais um COR é um marco para a Segurança Pública, que contará com mais policiais qualificados. “O comando da PM segue investindo na instrução e ensino técnico e operacional de sua tropa. Sabemos que um policial qualificado é um agente de segurança preparado para as mais diversas situações que ele possa enfrentar. Quem ganha com isso não é apenas a Polícia Militar, mas é a sociedade como um todo”, enfatizou o coronel Paulo Amorim.

Os 26 policiais militares que concluíram o curso receberam o brevê do “pittbul raiado”. O distintivo tem estampado em seu centro um cão da raça pitbull, simbolizando bravura, lealdade e proteção. Já o raio vermelho ao centro do distintivo é o símbolo maior do patrulhamento tático, que representa força, rapidez e energia.

A solenidade também contou com diversas homenagens a militares e civis que contribuíram para a formação da turma. Os familiares e amigos dos concluintes também estiveram presentes neste momento de vitória dos novos rotanzeiros, como são chamados os que concluem o COR.

Sobre o Curso

O IV COR contou com a participação de 60 alunos. Vinte e oito se formaram após concluírem as 32 disciplinas ministradas ao longo dos dois meses de curso.

Com instruções de abordagem policial, técnica individual de combate, choque ligeiro, conduta de patrulha em local de alto risco, dentre outras disciplinas, os rotanzeiros se formam policiais altamente capacitados no emprego policial na Segurança Pública.