8 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

Polícia prende ex-senador acusado de mandar matar a mulher e tentar estuprar a própria filha

Telmário Mota, ex-senador bolsonarista, foi preso pela Polícia Civil de Goiás

Ex-senador Telmário Mota é preso acusado de ser o mandante do assassinato da ex-mulher

Suspeito de ser o mandante do assassinato da ex-mulher e acusado de tentativa de estupro da própria filha, o ex-senador Telmário Mota foi preso pela Polícia Civil de Goiás, nesta segunda-feira, 30.

O assassinato da ex-mulher dele, Antônia Araújo de Sousa, de 52 anos, ocorreu no início da manhã do dia 29 de setembro. Ela era servidora do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Yek’uana (Dsei-YY), desde 2017, e foi morta com um tiro na cabeça quando saía de casa, no bairro Senador Hélio Campos, zona oeste de Boa Vista, em Roraima, onde o ex-marido tinha fazenda e era defensor da grilagem de terras.

Antônia estava dentro de um carro com um familiar quando dois homens em uma moto chegaram e atiraram contra a mulher. Ela morreu no local.

Telmário Mota também é investigado pela Polícia Civil de Roraima em operação chamada de Caçada Real, uma referência ao nome da fazenda do ex-congressista, que ocorreu nas cidades de Boa Vista (RR), Caracaraí (RR) e em Brasília (DF), segundo informações do site Metrópoles.

Tentativa de Estupro

– Em agosto de 2022, a filha de Telmário Mota e Antônia Araújo, com 17 anos na época, registrou um boletim de ocorrência contra o pai. Ela afirmou que ele a assediou, tocou em suas partes íntimas e tentou arrancar a sua roupas, no domingo Dia dos Pais, depois de a ter forçado a entrar em um carro e tomar bebidas alcoólicas.

Na época, Telmário negou as acusações e afirmou se tratar de perseguição política. Ele, que já havia militado no PDT mudou de lado e aliou-se ao bolsonarismo . Em 2022, em campanha, fez a seguinte declaração: “Temos trabalhado sempre na base do presidente Jair Bolsonaro. Telmário é Bolsonaro”, afirmou em um vídeo divulgado antes do pleito.