22 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Praça Lions vai ganhar iluminação cênica com piso estrelado

Sistema contará com equipamentos especiais que vão proporcionar diferentes sensações de iluminação

Praça Lions vai ganhar iluminação cênica com piso estrelado
Obra de iluminação da Praça Lions é retomada. Foto: Ascom Ilumina

A Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) retomou, nesta terça-feira (12), a obra de iluminação da Praça Lions, situada na Pajuçara. A ação tem como objetivo modernizar os equipamentos do espaço e promover o embelezamento do local para aumentar as vendas dos artesãos na região.

A atual etapa da obra prevê a instalação dos cabos de fibra ótica que farão as ligações do piso estrelado, instalação luminosa a partir do chão que remete às estrelas do céu. A novidade irá compor a iluminação cênica do local junto de fitas de LED.

Com o intuito de promover o turismo e aumentar o movimento comercial na região, o sistema contará com equipamentos especiais que vão proporcionar diferentes sensações de iluminação ao espaço.

A Ilumina realizou, ainda, a instalação de 34 luminárias com a tecnologia e potência de 60W, para garantir mais segurança e conforto para maceioenses e visitantes.

Na primeira etapa da obra, foram executados serviços de locação de postes na área das barracas e a abertura de valas para a passagem de caixas e eletrodutos.

“O serviço de iluminação nas praças da capital é de extrema importância pois contemplam locais utilizados, não somente para o lazer, mas que são também pontos de encontros que promovem a socialização entre os moradores de cada região. A Praça Lions em especial é visitada por centenas de pessoas, diariamente, que agora encontrarão um espaço mais agradável e certamente mais iluminado”, explica a diretora-presidente da Ilumina, Camila Porciúncula.

A obra envolveu uma escavação com 96 metros de extensão e uma profundidade de 400 mm, destinada à instalação dos eletrodutos. Além disso, foram instaladas 42 caixas de passagem ao longo do percurso. Todo o encaminhamento dos eletrodutos foi envelopado em concreto, visando dificultar possíveis furtos de energia do sistema de iluminação pública.