7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Prefeito do Rio diz que cidade é uma “esculhambação” e Governador reage

Servidores municipais foram orientados por assessores de Marcelo Crivella a não gravarem o discurso

Marcelo Crivella (PRB), prefeito do Rio de Janeiro, não poupou palavras ao comentar sobre a corrupção da Polícia Militar, Carnaval e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), durante evento na zona oeste da capital fluminense. E como se esperava, suas declarações geraram reação das autoridades atingidas pela declaração.

Crivella teria afirmado que o “Rio de Janeiro é uma esculhambação completa”, disse que policiais militares sobem os morros para pegar propina e associou o carnaval à corrupção, dizendo que a prefeitura ganha “uma banana” por investir na festa. Sobrou até para o VLT que circula no centro da cidade, que foi definido como uma “porcaria”.

No evento estavam cerca de 80 servidores municipais, que foram orientados por assessores de Crivella a não gravarem o discurso.

Reações

Apesar de não ter sido mencionado por nome, o governador Wilson Witzel (PSC) disse, em vídeo publicado no Instagram não aceitar “qualquer declaração leviana” a respeito da Polícia Militar.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

A PM merece respeito. É uma instituição criada há 204 anos.

Uma publicação compartilhada por Wilson Witzel (@wilsonwitzel) em

Da mesma forma, o secretário de Polícia Militar, coronel Rogério Figueiredo de Lacerda, definiu a declarações como “absurdas” e afirmou que elas ofendem a categoria.

“Lamentável e inacreditável que o prefeito do município do Rio de Janeiro –uma cidade com problemas tão sérios a resolver– seja capaz de proferir declarações tão absurdas durante uma reunião pública. Desprovido de senso de justiça e conhecimento dos fatos, o Sr. Marcelo Crivella ofendeu de forma cruel uma legião de 45 mil policiais militares. São homens e mulheres honrados que diariamente enfrentam a criminalidade para defender a sociedade. Muitos, como mostram as estatísticas, perderam suas vidas” Coronel Rogério Figueiredo de Lacerda, secretário de Polícia Militar.

A deputada federal Major Fabiana (PSL-RJ) disse, também em rede social, que vai formalizar um repúdio contra Crivella na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados em razão das declarações. De acordo com ela, o prefeito da cidade sofre de “diarreia mental” e é um “projeto de prefeito, o pior que a cidade já teve”.

Crivella negou ter criticado a corporação:

“Não houve em um momento sequer ataque à instituição da Polícia Militar e sim à minoria de maus profissionais que macularam a imagem da instituição centenária e que tem em sua história uma extensa lista de bons serviços prestados à sociedade. Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro.

O carnavalesco da Estação Primeira de Mangueira, Leandro Vieira, campeão da disputa deste ano, afirmou que as falas do prefeito sobre a festa “não soam compreensíveis”. Dados da Riotur mostraram que, em quatro dias do Carnaval deste ano, os setores de comércio, hotelaria e serviços faturaram R$ 3,78 bilhões. Muito mais que uma banana.