19 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Prefeitura abre consulta pública para que população contribua com Plano de Gestão da Orla

Texto da proposta está disponível no site Programa Orla, onde as pessoas interessadas em dar sugestões encontrarão um formulário onde poderão dar suas contribuições e justificá-las

Prefeitura abre consulta pública para que população contribua com Plano de Gestão da Orla
Foto: Secom Maceió
O texto base do Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla Marítima de Maceió está com consulta pública aberta a partir desta sexta-feira (19) até o dia 19 de maio, para que a população dê suas contribuições sobre as propostas para a região. As sugestões têm como base as duas etapas da Oficina de Planejamento Participativo e reuniões técnicas realizadas desde o ano passado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan).

O texto está disponível no site do Programa Orla, onde as pessoas podem baixar e ler, para em seguida preencher o formulário (disponível neste link) e dar suas contribuições, que devem ser acompanhadas por uma justificativa.

Participantes da Oficina de Planejamento Participativo. Foto: Iplan
Participantes da Oficina de Planejamento Participativo. Foto: Iplan

Para auxiliar a comunidade na participação da consulta, serão realizadas reuniões setoriais presenciais em cada uma das três Unidades de Planejamento (UP), com datas e locais que serão divulgados nos próximos dias. As UPs são três no total e abrangem os bairros de Pontal a Jaraguá, Pajuçara a Jacarecica, e Guaxuma a Ipioca.

O PGI tem como principal objetivo implementar uma política pública estratégica para o planejamento do uso e ocupação da orla marítima, promovendo uma gestão integrada e coordenada dos recursos naturais, econômicos, sociais e culturais presentes na zona costeira. Ele busca conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e a promoção do bem estar social das comunidades locais.