24 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura de Maceió amplia vacinação contra Influenza para público geral

A partir desta quinta-feira (02), maceioenses a partir de 6 meses podem receber o imunizante

Prefeitura de Maceió amplia vacinação contra Influenza para público geral
Foto: Secom Maceió

A partir desta quinta-feira (2), a Prefeitura de Maceió amplia a vacinação contra Influenza para a população geral. Dessa forma, todas as pessoas a partir de seis meses, que ainda não foram vacinadas contra a Influenza, podem receber o imunizante. A ampliação ocorre por conta do benefício que a vacinação pode proporcionar para a população não contemplada nos grupos prioritários já estabelecidos pelo Ministério da Saúde, além de contribuir na redução de atendimentos ambulatoriais e internações.

Para receber o imunizante, a população deve apresentar, além do cartão de vacinação e o CPF.

“A ampliação da vacinação contra a Influenza dá a oportunidade de todos os maceioenses garantirem a imunização contra a gripe. Infelizmente, a procura entre o público-alvo foi muito baixa. Mas, estamos ampliando a vacinação para que todas as pessoas procurem uma unidade de saúde e venham realizar essa vacinação. Porém, é preciso lembrar que o público-alvo da campanha deve continuar atento, pois são os mais suscetíveis a desenvolver as complicações decorrentes da doença.”, destaca a coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.

A meta definida pelo Ministério da Saúde é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra a Influenza. Essa vacinação de 2024 é trivalente e sua formulação é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B e é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus.

Entre os grupos prioritários da campanha estão idosos, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores, trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários e população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação.

Contraindicações

As únicas contraindicações para a aplicação das vacinas são para pessoas que apresentaram reação severa (anafilática), ao tomar a vacina em campanhas anteriores.

Em algumas situações é recomendado o adiamento da vacinação até a melhora do quadro de doenças febris agudas, moderadas ou graves e casos confirmados de Covid-19.

Locais de vacinação

As vacinas estão sendo administradas de segunda a sexta-feira em todas as salas de imunização das Unidades de Saúde de Maceió, além dos pontos fixos de vacinação como o Maceió Shopping (segunda a sábado – 9h às 21h), Pátio Shopping (de segunda a sábado, das 13h às 21h / domingo, 12h às 19h), no Centro de Atendimento ao Turista (CAT Praia) – todos os dias – 14h às 21h e Saúde da Gente (segunda a sábado – 8h às 20h).

Cadastro de idosos acamados

Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Telefone: (82) 3312-5589;

E-mail: [email protected]