16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura de Maceió garante abrigo aos animais de moradores da zona de risco

População deve ir junto com os pets para pontos de acolhimento nas escolas municipais; animais de grande porte devem ficar na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ)

Prefeitura de Maceió garante abrigo aos animais de moradores da zona de risco
Animais de pequeno e grande porte estão sendo levados para abrigos definidos pela Defesa Civil. Foto: Célio Junior/Secom Maceió
A Prefeitura de Maceió tem trabalhado de forma integrada e em diferentes frentes para dar assistência à população do entorno da mina em risco de colapso, bem como aos animais. A equipe da Secretaria Extraordinária do Bem-Estar Animal, junto à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), está realizando uma força-tarefa para  resgatar e abrigar animais de pequeno e médio porte das áreas de risco.

Somente na terça-feira (29), sete animais foram resgatados, entre eles: quatro cachorros, três gatos e um cavalo. O deslocamento da população deve ocorrer junto aos seus animais de estimação, mantendo-os abrigados nos pontos definidos pela Defesa Civil, que são as escolas municipais Senador Rui Palmeira (Vergel)  Higino Belo (Farol), Antídio Vieira (Trapiche), Brandão Lima (Benedito Bentes), Pompeu Sarmento (Barro Duro) e Lenilton Alves (Jacintinho).

No local, além de acolher a população que já está recebendo colchões, kits de higiene e limpeza, as três refeições e atendimento socioassistencial, os animais terão acesso à ração e água.

Os animais de grande porte, a exemplo dos cavalos e suínos, serão deslocados para bairros da cidade fora da zona de risco traçada pela Defesa Civil, como a Unidade de Vigilância de Zoonoses.