22 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura de Maceió inicia vacinação contra a dengue

Imunizante deve ser aplicado em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, segundo recomendação do Ministério da Saúde

Prefeitura de Maceió inicia vacinação contra a dengue nesta segunda-feira (13)
Campanha é direcionada para crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos. Foto: Ascom SMS
A Prefeitura de Maceió inicia nesta segunda-feira (13) a vacinação contra dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). O público elegível para a vacinação segue a orientação do Ministério da Saúde.

A vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções contra os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

“É uma vacina segura, eficaz e mais um avanço no campo da imunização como medida importante de prevenção e controle da doença”, destaca Eunice Amorim, coordenadora técnica de Imunização de Maceió.

Esquema vacinal

O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre elas.

Os pais ou responsáveis devem comparecer a Unidade de Saúde com cartão SUS ou CPF da criança ou adolescente, além da caderneta de vacinação. Na ausência do cartão SUS ou CPF no momento em que comparecer no serviço de saúde, será realizada a busca da informação no sistema.

Caso a criança ou o adolescente tenha sido diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

Em caso de infecção pelos vírus da dengue após a primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.

Intervalo entre outras vacinas

O Ministério da Saúde recomenda os seguintes intervalos para a vacinação contra a Dengue e outras vacinas do Calendário Vacinal:

* Vacinas inativadas (Rotina: HPV, Meningocócica ACWY, Hepatite B, dT, Influenza, COVID-19; Situações especiais: VIP, Pneumocócicas, Hepatite A, Raiva – intervalo de 24 horas entre a vacina Dengue e essas vacinas (antes ou depois);

* Vacinas atenuadas (Rotina: Febre amarela, Varicela, Tríplice viral; Situações especiais: VOP, BCG, Herpes Zóster) – intervalo de 30 dias entre a vacina Dengue e essas vacinas (antes ou depois);

Contraindicações

A vacina é contraindicada para pessoas que tiverem alergia grave a algum dos componentes da vacina ou a uma dose anterior da vacina QDENGA.

A vacina não é recomendada para gestantes e pessoas com imunossupressão congênita, adquirida ou por terapias medicamentosas.

Pacientes que estiverem com febre no dia da vacinação, devem aguardar até a completa recuperação. A presença de uma infecção leve, como um resfriado, não deve resultar no adiamento da vacinação.

Adolescentes que estiverem amamentado crianças menores de 6 meses não devem ser vacinadas, apenas após a criança completar o 6º mês.

Locais de vacinação

A vacina será administrada de segunda a sexta-feira nas salas de imunização das Unidades de Saúde de Maceió.