24 de fevereiro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura de Maceió realiza plantio de Palmeiras na Ponta Verde

Atividade faz parte de diversos de serviços de paisagismo feitos no calçadão da praia

Prefeitura de Maceió realiza plantio de Palmeiras na Ponta Verde
Ao todo, 50 mudas serão plantadas na orla marítima da capital. Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb
Durante esta quarta-feira (24), as equipes de áreas públicas da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), realizaram o plantio de 20 Palmeiras no calçadão da orla de Ponta Verde.

As árvores plantadas têm em média dois metros de altura, mas estas palmeiras podem atingir de 9 a 12 metros. Elas são relativamente pequenas e pouco invasivas, além de ser resistente e fácil de cuidar, exigindo apenas luz indireta e água moderada.

Iracely Pinho, diretora de áreas públicas da Alurb, afirma que as Palmeiras vão embelezar, ainda mais, a orla de Maceió.

Projeto de paisagismo impacta minimamente na visualização da costa marítima da cidade. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Projeto de paisagismo impacta minimamente na visualização da costa marítima da cidade. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

“Estamos realizando o mapeamento de algumas áreas com déficit de árvores, de estrutura e aplicando o paisagismo, modificando a visão destes locais. Estas palmeiras são apropriadas para a região e vão embelezar, ainda mais, nosso cartão postal”, disse.

Além desse plantio, a Alurb já havia realizado a aplicação de grama em diversos pontos da orla, a exemplo do Mirante do Carlito e da Praça Hélio Vasconcelos, ambos na Ponta Verde.

Durante o plantio, o titular da pasta ambiental, Marcos Cavalcanti, participou da ação e comemorou a intervenção positiva na orla que é considerada uma das mais bonitas do País.

“A ação realizada hoje pela Prefeitura de Maceió reflete o compromisso que a gestão do prefeito JHC tem com a pauta ambiental e urbanística da cidade. Unir essas vertentes de trabalho é valorizar o potencial turístico do Município, deixando-o mais verde e sustentável”, afirmou Marcos.

A atividade faz parte de uma série de serviços de paisagismo feitos no local. Ao final de todo o plantio, as 50 mudas, que foram obtidas por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado entre a Semurb e uma instituição privada, serão plantadas por toda a extensão da orla.

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Galba Neto e o assessor especial da Semurb, Fábio Palmeira também participaram da ação.