As árvores plantadas têm em média dois metros de altura, mas estas palmeiras podem atingir de 9 a 12 metros. Elas são relativamente pequenas e pouco invasivas, além de ser resistente e fácil de cuidar, exigindo apenas luz indireta e água moderada.
Iracely Pinho, diretora de áreas públicas da Alurb, afirma que as Palmeiras vão embelezar, ainda mais, a orla de Maceió.
“Estamos realizando o mapeamento de algumas áreas com déficit de árvores, de estrutura e aplicando o paisagismo, modificando a visão destes locais. Estas palmeiras são apropriadas para a região e vão embelezar, ainda mais, nosso cartão postal”, disse.
Além desse plantio, a Alurb já havia realizado a aplicação de grama em diversos pontos da orla, a exemplo do Mirante do Carlito e da Praça Hélio Vasconcelos, ambos na Ponta Verde.
Durante o plantio, o titular da pasta ambiental, Marcos Cavalcanti, participou da ação e comemorou a intervenção positiva na orla que é considerada uma das mais bonitas do País.
“A ação realizada hoje pela Prefeitura de Maceió reflete o compromisso que a gestão do prefeito JHC tem com a pauta ambiental e urbanística da cidade. Unir essas vertentes de trabalho é valorizar o potencial turístico do Município, deixando-o mais verde e sustentável”, afirmou Marcos.
A atividade faz parte de uma série de serviços de paisagismo feitos no local. Ao final de todo o plantio, as 50 mudas, que foram obtidas por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado entre a Semurb e uma instituição privada, serão plantadas por toda a extensão da orla.
O presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Galba Neto e o assessor especial da Semurb, Fábio Palmeira também participaram da ação.