19 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura de Maceió vai construir novo mercado público no Benedito Bentes

Serão investidos cerca de R$ 9 milhões para a construção do novo espaço

Prefeitura de Maceió vai construir novo mercado público no Benedito Bentes
Prefeitura irá construir o novo mercado Biu. Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

Margarida Agemira da Silva trabalha há 33 anos no mercado público do Benedito Bentes e, nesse período, ela mantém a sua banca de frutas em um ambiente “desorganizado”, como ela mesma define. Agora, o sonho está mais perto da realidade. É que a Prefeitura de Maceió autorizou a construção do novo mercado do Biu. A ordem de serviço foi dada nessa quinta-feira (2).

A comerciante Margarida se diz muito feliz com a novidade porque, segundo ela, ao longo das décadas não havia expectativa de que a obra iria acontecer. “A expectativa é o coração a mil por hora, porque não é fácil estar num lugar há 33 anos, praticamente desacreditada, muita gente desistiu, foi embora, mas eu continuei”, afirma Margarida.

Ela diz que, somente no setor dela, que é o Hortifruti, ficaram apenas ela e mais uma colega de trabalho, devido às condições precárias do mercado.

“Tinha dia que eu olhava e dizia: ‘Meu Deus, eu não vou mais’, eu ia para casa chorando, triste, porque eu vendia muito pouco. Porque o cliente, a população do Benedito se entristece quando vê um mercado sujo, desorganizado e abandonado. Quando chegou a cair o teto no mercado foi o fim, ficou pior do que já era. Isso tudo nos entristeceu muito, mas eu continuei crendo” relata a mulher.

A comerciante não esconde a felicidade. “Eu creio que esse mercado vai ficar lindo e novo. É o meu sonho ver ele lindo para toda população do Benedito e para os comerciantes que aqui estão e aqui virão”, comemora Margarida.

A Prefeitura de Maceió vai investir cerca de R$ 9 milhões para a construção do novo mercado, cuja área será de 1.575,90 m², e está situado entres as ruas Caina e Caxeu, no bairro do Benedito Bentes. Esse é o mesmo local onde hoje se encontra o mercado atual.

O novo mercado prevê espaço para a administração, banheiros femininos e masculinos para os permissionários e também para clientes, espaço para venda de carnes e frango, outro para comercialização de cereais, área de circulação de consumidores e também de serviço.

O projeto também prevê cozinhas, lanchonetes, área para pescados, recepção, banheiros para pessoas com deficiência, dentre outros equipamentos necessários para o bom funcionamento do mercado.

As obras serão executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). Segundo o secretário da pasta Lívio Lima, o novo mercado se soma a uma série de obras levadas para um dos maiores bairros da capital.

“No Benedito Bentes, entregamos a Rota do Mar, a Via da Integração, estamos construindo o Parque do Biu e o Parque da criança, estamos trabalhando na contenção e proteção de encostas, fizemos pavimentação em ruas do bairro, enfim, é uma série de obras que contribuem para o desenvolvimento desse bairro tão representativo para Maceió. E agora chega o novo mercado público para incrementar ainda mais esse processo na parte alta”, considera o secretário.

Segundo o arquiteto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) Tácio Rodrigues, que projetou o novo mercado, o objetivo é garantir melhor estrutura aos comerciantes, valorizando também o comércio local.

“Pensamos em desenvolver um projeto para melhorar as condições de trabalho dos comerciantes, elevando sua autoestima, melhorando a experiência dos clientes e valorizando todo bairro. Um mercado de bairro referência com estrutura adequada para comercialização dos produtos com qualidade”, afirma o arquiteto.