22 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura destaca impulsionamento de geração de emprego e renda

Maceió fechou o primeiro trimestre de 2024 com o saldo positivo de 1.014 novos empregos formais.

A política de geração de emprego e renda da Prefeitura de Maceió tem contribuído diretamente para o desenvolvimento econômico do estado de Alagoas. São ações que impulsionam a intermediação de mão de obra e, consequentemente, a abertura de postos de trabalho, fazendo com que a capital alagoana se destaque na criação de empregos com carteira assinada.

A comprovação de que as medidas adotadas pela gestão municipal são exitosas está no resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última terça-feira (30), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Maceió fechou o primeiro trimestre de 2024 com o saldo positivo de 1.014 novos empregos formais. Em março, foram geradas uma média de 13 contratações novas por dia, finalizando o período com saldo positivo de 397 vagas. A capital alagoana segue na contramão do estado de Alagoas, que encerrou o período em baixa na geração de postos de trabalho.

A implantação de programas de governo com foco em capacitação e empregabilidade permitiu o município de Maceió chegar a este patamar. Com o Emprega Maceió, ação itinerante da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes), mais de cinco mil atendimentos já foram feitos, dando assistência aos moradores de localidades como Chã de Bebedouro, ⁠Benedito Bentes, ⁠Vila Brejal, ⁠Fernão Velho, Chã da Jaqueira, Vergel do Lago, Clima Bom e Jacintinho.

A iniciativa tem a proposta de ampliar a capacitação dos trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho ou em busca do primeiro emprego. O programa foi desenvolvido para atender, inicialmente, a população nas comunidades com uma maior incidência de pessoas desempregadas em Maceió, sendo sua maioria concentrada na parte alta da cidade.

As ações do Emprega Maceió têm ido até essas localidades para conhecer e conversar com as pessoas que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho, saber suas habilidades e, assim, fazer um encaminhamento mais assertivo para as vagas de emprego já disponíveis.

Por onde tem passado, o programa oferece serviços de cadastramento de currículo no Sine Maceió, da economia solidária, expedição de Carteira de Trabalho Digital, acesso ao seguro-desemprego, apoio jurídico, inscrições em cursos profissionalizantes, cadastro no CIEE CCentro de Integração Empresa-Escola), além de oportunizar com entrevistas de emprego diretamente com representantes de empresas parcerias do programa.

O Emprego na Mão é outra política que contribui para a empregabilidade. Ele oportuniza vagas de emprego e melhora a qualidade de vida dos maceioenses. Trata-se de um amplo mutirão itinerante de entrevistas de emprego que está impactando positivamente a vida dos maceioenses.

Mais de quatro mil atendimentos que foram feitos em quatro ações efetivadas pela cidade, oferecendo entrevistas em bloco para centenas de profissionais em busca de emprego. As empresas que abrem as vagas fazem a seleção em parceria com o Sine Maceió e quase sempre dispensam a experiência na área pretendida, ampliando as chances de contratação imediata.

Outra ação é o Qualifica Maceió, criado pela Prefeitura com a finalidade de gerar empregos na capital. A qualificação com o encaminhamento às empresas é o grande diferencial do programa. Candidatos fazem cursos profissionalizantes pelo Senac Alagoas e a Universidade Anhanguera e já são encaminhados diretamente ao mercado de trabalho.

Até agora, sete turmas foram criadas com um total de 170 alunos já formados e devidamente selecionados por empresas parceiras.

Além destas iniciativas, a Prefeitura de Maceió lançou em abril do ano passado, um sistema on-line de atendimento que obteve grande sucesso. Foram mais de 30 mil desempregados e mais de 800 empresas cadastradas que solicitaram funcionários por meio dessa plataforma.

Em março deste ano, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Semtes lançou o programa Emprega Delas, mais uma ação itinerante cujo principal objetivo é proporcionar, de maneira gratuita, a inserção de mulheres no mercado de trabalho.

O programa integra as iniciativas de valorização da mulher na gestão municipal e tem o propósito de incentivar o retorno delas ao mercado de trabalho, visando fortalecer a economia local, promover a autonomia financeira e empoderar as mulheres.

A programação do Emprega Delas será realizada a cada dois meses, não se resumindo somente ao Dia da Mulher. Uma ação já foi feita no Benedito Bentes.