22 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Prepare o bolso: BRK aumentará valor das tarifas de água e esgoto da Região Metropolitana

Recomposição tarifária anual prevista em contrato considera a evolução dos custos relacionados a cinco indicadores

A Resolução N° 111, de 7 de novembro de 2023, publicada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), conforme previsto no contrato de concessão, homologa a nova tabela de tarifas de água e esgoto na Região Metropolitana de Maceió, que serão praticadas pela BRK a partir de dezembro deste ano.

A atualização abrangerá todos os serviços prestados pela concessionária para todas as categorias tarifárias e faixas de consumo. Dessa forma, o custo do metro cúbico de água (1000 litros) na primeira faixa de consumo da categoria residencial (0 a 10m³), por exemplo, passará dos atuais R$ 6,140 para R$ 6,688.

O cálculo para a adequação tarifária leva em consideração o Índice Nacional de Custo da Construção Civil (INCC), a evolução dos custos relacionados à energia elétrica, mão de obra e produtos químicos, além do custo da água produzida pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e fornecida à BRK para a distribuição aos consumidores.

As tabelas completas com a estrutura tarifária reajustada estão disponíveis na edição do Diário Oficial do Estado de Alagoas desta quarta-feira (8).