12 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Presidente Lula nomeia juiz Jasiel Ivo desembargador do TRT em Alagoas

Ele é o primeiro juiz de carreira alagoano a assumir o cargo de desembargador no TRT/AL

Juiz Jasiel Ivo é nomeado desembargador do TRT pelo presidente Lula

O juiz do Trabalho Jasiel Ivo, titular Vara do Trabalho de Penedo, foi nomeado pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, como novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, com sede em Maceió.

Jasiel Ivo é o primeiro juiz de carreira do Estado de Alagoas a chegar ao cargo de desembargador do TRT. A nomeação dele foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), neste sábado, 23 de dezembro.

Quem é

Durante a escolha da lista tríplice do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) realizada no quarto dia de outubro, a atenção se voltou para a escolha dos juízes que comporiam a lista tríplice a ser enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O juiz Jasiel Ivo foi o único representante alagoano na lista tríplice encaminhada ao Presidente da República para a nomeação. Ivo, titular da Vara do Trabalho de Penedo, conquistou sua posição no concurso público de 1995 e conta com uma vasta experiência como professor associado da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, além de suas titulações acadêmicas em renomadas instituições como a Universidade Católica de Pernambuco e a Universidade Federal de Pernambuco.

A portaria de nomeação tem o seguinte texto:

-O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe conferem o art. 84,caput, inciso XVI, e o art. 115,caput, inciso II, da Constituição, tendo em vista o disposto no art. 93,caput, inciso III, da Constituição, e de acordo com o que consta do Processo nº 08001.005857/2023-12 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, resolve:

NOMEAR,

mediante promoção, pelo critério de merecimento, JASIEL IVO, Juiz Titular da Vara do Trabalho de Penedo, Estado de Alagoas, para exercer o cargo de Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, com sede na cidade de Maceió, Estado de Alagoas, na vaga decorrente da aposentadoria do Juiz Pedro Inácio da Silva.

Brasília, 22 de dezembro de 2023; 202º da Independência e 135º da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Flávio Dino de Castro e Costa