26 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Primeiro mês do Domingo é Livre registra 148 mil embarques gratuitos

Viagens nos coletivos urbanos são gratuitas aos domingos para quem possui um cartão Vamu Cidadão

Primeiro mês do Domingo é Livre registra 148 mil embarques gratuitos nos ônibus da capital
Em um mês, Domingo é Livre faz 148 mil embarques gratuitos nos coletivos de Maceió. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió
As viagens nos coletivos urbanos agora são gratuitas aos domingos para quem possui um cartão Vamu Cidadão. Desde que o Domingo é Livre passou a funcionar, 148 mil 923 embarques foram realizados pelos maceioenses.

Neste primeiro mês, o salto de passageiros nesse dia da semana foi de 24.302 para 32.633, o que representa um aumento de 25,53% de usuários no Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).

Para o servente de pedreiro, Sérgio Lima, a novidade beneficia sobretudo as pessoas em vulnerabilidade social.

Servente de pedreiro Sérgio Lima contou que sai mais aos domingos. Foto: Ascom SMTT
Servente de pedreiro Sérgio Lima contou que sai mais aos domingos. Foto: Ascom SMTT

“Antes do Domingo é Livre, a gente evitava sair no fim de semana para economizar. Agora, eu saio mais. Essa é uma medida bem importante para nos locomovermos pela cidade. Beneficia muita gente. O dinheiro que é economizado pode ser utilizado em outras coisas”.

Desde que o benefício passou a valer, 4.374 novos cartões, na modalidade Cidadão, foram emitidos nos postos de atendimento do Vamu.

Para o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, André Costa, os números demonstram que a medida é benéfica para os cidadãos.

Foram emitidos 4.374 cartões desde que o benefício começou a valer. Foto: Idalécio Lucas
Foram emitidos 4.374 cartões desde que o benefício começou a valer. Foto: Idalécio Lucas

“Nosso desafio é implementar soluções que contribuam para o bem-estar das pessoas e que valorizem o transporte público, justamente para que atraia mais usuários para esse modal que é uma prioridade da gestão”.

A promotora de vendas, Mirella Cavalcante, destacou que a novidade gera economia no bolso do cidadão.

Promotora de vendas, Mirella Cavalcante, destacou importância do Domingo é Livre. Foto: Ascom SMTT
Promotora de vendas, Mirella Cavalcante, destacou importância do Domingo é Livre. Foto: Ascom SMTT

“É essencial para as pessoas que não têm como sair aos domingos. As coisas já estão bem caras ultimamente, daí é um benefício sobretudo para as pessoas de baixa renda que passam a ter condições para poderem sair de casa e aproveitar a cidade”.

Como adquirir um cartão Vamu Cidadão

Basta comparecer a um dos postos de atendimentos e apresentar os originais de RG, CPF e comprovante de residência atualizado com CEP e realizar a solicitação do seu cartão.

O procedimento pode ser realizado na sede do Vamu Mobilidade, localizado na Rua Buarque de Macedo (Centro), Central Já! Do Maceió Shopping (Mangabeiras) e nos terminais de ônibus do Benedito Bentes, Eustáquio Gomes, Colina e Cruz das Almas.

Domingo é Livre completa um mês de funcionamento. Foto: Evinho Silva
Domingo é Livre completa um mês de funcionamento. Foto: Evinho Silva

Domingo é Livre

O programa Domingo é Livre começou a valer no domingo de Páscoa – 17 de abril – e agradou usuários e motoristas do transporte público na capital. Isto significa que, em Maceió, ninguém vai precisar pagar passagem de ônibus aos domingos.

Como se não bastasse ostentar a tarifa mais barata do país – R$ 3,35 – e instituir o Passe Livre Estudantil, a Prefeitura de Maceió avança com mais esta novidade, impactando diretamente no bolso de quem precisa dos coletivos para se locomover pela cidade.

Cartão Vamu Cidadão garante passagem de graça aos domingos nos coletivos de Maceió. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió
Cartão Vamu Cidadão garante passagem de graça aos domingos nos coletivos de Maceió. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

Motivadas pelo benefício, famílias inteiras aproveitam para passar um dia diferente fora de casa. O dinheiro que seria usado para pagar a passagem, serviu para outra finalidade.

A técnica em química, Leoneide de Araújo Alves, mora no conjunto Nascente do Sol, no Benedito Bentes, e, em frente ao terminal, enquanto aguardava a amiga para ir à praia, ela disse o quanto ficou animada quando ouviu do prefeito JHC a divulgação sobre a gratuidade, durante no show do Mano Walter, na inauguração da Rota do Mar, em abril.

“Fiquei empolgada demais porque todo domingo estou na praia. Com este dinheirinho que pagava de passagem, já posso gastar em lanche”.

O soldador Sebastião Alves também reserva o domingo para um lazer com os amigos. Com o cartão Vamu Cidadão em mãos, ele revelou que foi pego de surpresa quando ficou sabendo que não precisaria mais pagar a passagem de ônibus.

“Aprovo e aceito bem a iniciativa da Prefeitura. Como foi implantado agora, espero que, realmente, dê certo e venham mais novidades para quem precisa do transporte público. Em São Paulo, onde eu morava, o Município adotou esta ideia de não pagar condução e deu muito certo”.