5 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Procon Maceió divulga as empresas mais reclamadas em 2023

Equatorial, BRK e Bradesco lideram a lista de empresas mais reclamadas

Procon Maceió divulga as empresas mais reclamadas em 2023
Ranking de empresas mais reclamadas no ano de 2023.

O Procon Maceió, vinculado à Secretaria Municipal de Governo e Subprefeituras, registrou 8.779 reclamações durante o ano de 2023.

Ao todo, 972 fornecedores diferentes receberam alguma reclamação de consumidores, e destes, a Equatorial Alagoas, BRK e o Banco Bradesco lideram o ranking das empresas mais reclamadas.

Em dados fornecidos pela gerência de Atendimento do órgão, foi constatado que a Equatorial Alagoas foi a empresa mais reclamada, com 7,26% do total de reclamações.

Na segunda colocação, a BRK teve 5,64% das reclamações, destacando que os maiores problemas apontados pelos consumidores em relação às concessionárias de água e energia referem-se a cobranças indevidas, renegociação e parcelamentos de débitos e serviços não fornecidos.

Em terceiro lugar, o Banco Bradesco registrou 4,12% das reclamações, com problemas que envolvem cobranças indevidas e abusivas, renegociação e parcelamentos de débitos, e publicidade enganosa.

“Os registros apontam que a população de Maceió tem como principais demandas na área do consumo os serviços essenciais como água, energia e serviços bancários, que representam a necessidade real do consumidor. As empresas devem atentar para o aprimoramento do relacionamento com os consumidores, assim como do atendimento à legislação consumerista”, pontua a diretora-executiva do Procon Maceió, Cecília Wanderley.

A divulgação é amparada no Artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor, que determina aos órgãos públicos que fiscalizam as relações de consumo, a manutenção de cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços e ainda, é importante para que o Procon Maceió priorize a atuação na prevenção e repressão à lesão dos direitos dos consumidores de forma assertiva.

“Com esta divulgação, reforçamos o compromisso com a transparência e ressaltamos a importância dos consumidores registrarem suas reclamações nos canais oficiais do Procon Maceió”, finaliza Cecília Wanderley.

Para mais informações ou dúvidas, o contato com o Procon Maceió pode ser feito pelo WhatsApp (82) 98882-8326 e ainda no 0800 082 4567.