16 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Procon realiza vistoria em circo na parte alta da capital

Ação teve como objetivo a fiscalização de requisitos imprescindíveis para o funcionamento da companhia

Foram averiguados quesitos como estrutura, acessibilidade, fixação de preços e alvará de funcionamento. Foto: Ascom Procon

A equipe de fiscalização do Procon/AL realizou uma vistoria no Arennas Circus, cuja estrutura está montada no Shopping Pátio, na parte alta da capital.

A companhia estreou seu espetáculo na sexta-feira (12), e os fiscais realizaram uma inspeção antes da estreia para verificar requisitos fundamentais para o funcionamento da trupe. Foram averiguados quesitos como estrutura, acessibilidade, fixação de preços e alvará de funcionamento.

Composto por diversas expressões artísticas, as companhias circenses se configuram um negócio e, nesse sentido, também são campo onde o Procon pode atuar como órgão fiscalizador e de proteção aos direitos do consumidor.

“É importante que os consumidores saibam que o Procon/AL atua em todo o âmbito comercial. Onde há consumidor, o órgão estará presente para garantir os seus direitos, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, disse o gerente de Políticas e Educação para Consumo, Carlos Eduardo.

Na visita de inspeção foi lavrado um relatório e realizadas instruções para o bom funcionamento do circo, visando o bem-estar dos espectadores.

“O consumidor precisa estar atento até na hora da diversão. Questões como acessibilidade, banheiros masculino e feminino, saídas de emergência, extintores, bilheterias acessíveis e outros pontos fundamentais precisam ser observados. Por isso, a presença dos nossos fiscais”, afirmou o presidente do órgão, Daniel Sampaio.

O Procon-AL dispõe de canais para atender a população, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato pelo 151, mandar mensagens pelo WhatsApp (82) 98883-7586 ou buscar atendimento presencial, mediante agendamento, pelo site agendamento.seplag.al.gov.br.