17 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Procon registra aumento de 140% nas reclamações sobre empréstimos consignados

De janeiro à novembro deste ano, cerca de 1.149 reclamações foram registradas pelo órgão

Foto:  Ascom Procon

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon-AL) registrou um aumento de 140% no número de reclamações sobre empréstimos consignados em 2023, em comparação com o ano anterior. De janeiro a novembro deste ano, foram registradas 1.149 reclamações, contra 487 em todo o ano de 2022.

A linha de crédito consignado é uma modalidade de empréstimo que tem como garantia o pagamento das parcelas diretamente do salário ou benefício do beneficiário. Essa modalidade é considerada segura, pois diminui o risco de inadimplência.

No entanto, os golpistas têm se aproveitado da facilidade dessa modalidade para aplicar golpes. O modus operandi geralmente ocorre por telefone, com os golpistas se passando por funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou de outras instituições financeiras. Eles ligam para o aposentado ou pensionista e solicitam documentos pessoais e bancários, com o objetivo de forjar um contrato de empréstimo.

“É importante que os consumidores estejam atentos a esses golpes, pois eles podem resultar em grandes prejuízos financeiros. Antes de contratar um empréstimo consignado, é preciso fazer uma pesquisa sobre a instituição financeira, ler atentamente o contrato e não fornecer dados pessoais ou bancários a desconhecidos”, alerta o diretor-presidente do Procon-AL, Daniel Sampaio.

O Procon também lembra que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a vítima de um golpe tem o direito de cancelar o empréstimo sem ônus. Para isso, basta entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo empréstimo e solicitar o cancelamento.

Para mais informações, entre em contato com o Procon-AL pelo telefone 151 pelo site www.procon.al.gov.br ou WhatsApp (82) 98876-8297. Para atendimento presencial faça o agendamento no site agendamento.seplag.al.gov.br.