6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Procuradores pedem semiaberto para Lula, que insiste em liberdade

Lula já teria cumprido um sexto dela, e portanto já poderia cumprir a condenação em regime semiaberto

O MPF (Ministério Público Federal) pediu à Justiça que conceda prisão em regime semiaberto ao ex-presidente Lula. Caso aceite, a possibilidade maior é que Lula cumpra a pena em casa, já que a maioria dos estabelecimentos penais não têm condições de abrigar presos nesse sistema.

Assinam o pedido, entre outros, os procuradores Deltan Dallagnol, Roberto Pozzobon e Laura Tessler. Eles afirmam que Lula tem bom comportamento carcerário e que portanto faz jus à progressão de regime.

De acordo com os procuradores da Operação Lava Jato, “o cumprimento da pena privativa de liberdade tem como pressuposto a sua execução de forma progressiva”. Lula já teria cumprido um sexto dela, e portanto já poderia cumprir a condenação em regime semiaberto. A defesa terá que se pronunciar.

“Na segunda-feira vou conversar novamente com o ex-presidente sobre o assunto; a posição dele orientará a nossa manifestação no processo. Mas seja qual for a posição de Lula sobre a progressão, isso jamais poderá prejudicar o julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro pelo STF, como pretende o Ministério Público, pois todo o processo deve ser anulado, com o restabelecimento da liberdade plena do ex-presidente”. Cristiano Zanin, advogado de Lula.

Pressão familiar

Lula está sofrendo pressão da família e da namorada, Rosangela da Silva, para aceitar a possibilidade de cumprir a pena em casa. Entretanto, a reivindicação da Lava Jato de Curitiba foi interpretada por aliados do petista como um gesto político, que tenta diminuir a pressão sobre os métodos da República de Curitiba e ainda impedir que o STF analise habeas corpus do ex-presidente.

O ex-presidente já disse em entrevista que preferia ficar preso cem anos a requisitar a prisão domiciliar. “Não trocarei a minha dignidade pela minha liberdade”. Na oportunidade, ele já chegou também a querer provar a farsa que seria Sergio Moro