24 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Programa Bate Coração realiza primeiros atendimentos no Hospital Regional do Norte

Projeto garante atendimento ágil e especializado para pessoas com infarto agudo do miocárdio

Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, passou a contar com um Bate Coração há um mês. Foto: Carla Cleto – Ascom Sesau

Implantado há um mês no Hospital Regional do Norte (HRN), localizado em Porto Calvo, o Programa Bate Coração já apresenta resultados positivos, com o atendimento a três pacientes que sofreram infarto e a realização de 51 eletrocardiogramas. O projeto garante um atendimento ágil e especializado para pessoas com infarto agudo do miocárdio, conforme preconizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que criou a iniciativa para regionalizar o atendimento aos alagoanos acometidos por problemas cardíacos.

Os eletrocardiogramas realizados nas unidades que contam com o Programa Bate Coração são laudados em minutos e em conjunto com cardiologistas que atuam no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, por meio da telemedicina. Os pacientes que chegam ao HRN com sinais de infarto realizam os exames necessários, são acompanhados por uma equipe multidisciplinar e podem ser transferidos de helicóptero para a capital conforme a gravidade.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que a pronta resposta proporcionada pelo programa é fundamental para salvar vidas.

“Sabemos da importância de um atendimento rápido e eficiente em casos de infarto e, por isso, o Bate Coração foi criado justamente para assegurar essa agilidade. A orientação do governador Paulo Dantas é cuidar muito bem de cada alagoano e esse é o nosso foco permanente”, afirmou o gestor da pasta.

O HRN também está equipado e pronto para realizar os procedimentos necessários durante o primeiro atendimento hospitalar de pacientes com infarto. A descentralização do Bate Coração, com núcleos do programa em vários hospitais de Alagoas, busca garantir atendimento especializado e rápido para os alagoanos em todas as regiões do estado