3 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Programa Salva Mais é lançado pelo Governo de Alagoas

Integração do Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai oferecer serviços com ainda mais agilidade

Foto: Edvan Ferreira/Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas participou nesta quarta-feira (17) da inauguração do Aeroporto Divaldo Suruagy, no município de Marechal Deodoro.

O local será a base do Porgrama Salva Mais, lançado pelo Governo de Alagoas e que integra o Corpo de Bombeiros ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O recém adquirido avião Cessna dos Bombeiros irá realizar o transporte aeromédico de pacientes, promovendo acesso mais rápido e seguro a serviços médicos hospitalares mais avançados, bem como transporte de órgãos e outros serviços de saúde.

“Antes nós tínhamos apenas o helicóptero, que a gente fazia tanto patrulhamento, como também transferência, e agora nós vamos ter um avião só para transferência intermunicipal e interestadual”, explica Beatriz Santana, coordenadora do Samu.

“Isso significa mais agilidade para o atendimento, mais qualidade da assistência, e pra uma sobrevida, isso é muito importante, é fundamental”. Beatriz afirma ainda que o avião possibilitará fazer a repatriação de alagoanos que tenham sido atendidos em outros estados.

O programa Salva Mais ainda contempla a Central de Regulação Única, que concentrará em um só local as centrais telefônicas do Corpo de Bombeiros e do Samu, evitando duplicidade de ações. Mesmo com a união, os números 192 e 193 continuarão existindo e podem ser acionados pela população normalmente.