1 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Projeto de Educação no Trânsito de Arapiraca ganha prêmio nacional

Arapiraca foi o primeiro município alagoano a receber o programa que contempla 19 escolas municipais tanto na zona urbana quanto na rural.

O município de Arapiraca recebeu o selo de destaque nacional do Projeto Educa concedido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) por causa dos trabalhos desenvolvidos nas escolas em 2023.

O selo foi entregue para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e para a Secretaria Municipal de Educação, que são responsáveis pela coordenação do EDUCA junto às instituições escolares, em parceria com o Detran/AL.

Arapiraca foi o primeiro município de Alagoas a receber o programa que contempla 19 escolas municipais tanto na zona urbana quanto na rural.

“Arapiraca tem sido muito importante para o engajamento das escolas e sucesso do projeto com a integração de esforços entre a SMTT Arapiraca, a Secretaria Municipal de Educação e o Detran de Alagoas, com o grande objetivo de formar crianças e adolescentes para que percebam a importância do seu papel no trânsito, adquiram conhecimento e habilidades que lhes proporcionem consciência sobre os riscos e multipliquem este conhecimento para sua família. Onde está sendo implantado o EDUCA tem criado um movimento nas comunidades com ações que envolvem não só alunos, mas pais e educadores aliados a muitas intervenções viárias impulsionadas pelo projeto como melhorias no entorno escolar com a implantação de sinalização viária”, explicou Edira Soares, coordenadora Nacional Pedagógica do EDUCA.

Projeto é desenvolvido em 19 escolas da cidade

O superintendente-adjunto da SMTT Arapiraca, Alberto Peixoto, apresentou as ações exitosas do EDUCA em Arapiraca durante a solenidade de entrega da premiação. “Momento muito importante para todos que estão na rotina do EDUCA no município. É a prova de que nossas ações são vistas e, principalmente, fazem a diferença no cotidiano das comunidades escolares. As parcerias funcionam para colaborar no desenvolvimento e o prêmio é a junção dos esforços de todos que participam do EDUCA em Arapiraca”, declarou Peixoto. A articuladora do EDUCA pela SMTT é a pedagoga Patrícia Leandro, integrante do Departamento de Educação para o Trânsito (DET).

“A SMTT é uma parceira de verdade da secretaria de Educação e, por isso, Arapiraca recebeu esta premiação com o programa Educa. Em todas as ações que são realizadas nas unidades escolares, a SMTT está presente sempre. O Zé Máforo também é um grande aliado, porque ele fez com que as escolas ficassem entusiasmadas: Os alunos, os professores, a direção, a coordenação. Então foi uma parceria que deu certo e vai continuar dando certo. Acredito que em 2024 a gente consiga fazer um trabalho ainda melhor que em 2023”, afirmou Cláudia Laranjeiras, articuladora do projeto EDUCA junto à Secretaria de Educação de Arapiraca.

PROJETO – O EDUCA é um programa do ONSV que foi disponibilizado de forma gratuita para 300.000 alunos do país por meio de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Ministério da Educação e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.