7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

PSDB pode assumir o Ministério da Educação; definição na segunda

Mas, Senador já conversa hoje com Jair Bolsonaro

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) é o nome cotado para assumir o Ministério da Educação no lugar do tumultuado ministro Ricardo Veles.

O senador terá um encontro com o presidente ente Jair Bolsonaro ainda neste sábado. Coincidentemente, o nome dele veio à baila, após uma reunião do presidente do PSDB, Geraldo Alckmin com Bolsonaro, no Palnalto.

O tucano Izalci Lucas, cotado para o MEC

Mas, fontes do governo afirmam que o nome de Lucas Izalci teria sido indicado por um grupo expressivo de deputados evangélicos, inclusive Bispo Rodovalho, que já foi deputado federal por Brasília.

O PRB, braço da bancada evangélica, tentou indicar o deputado João Roma (PRB-BA), ex-secretário de governo da prefeitura de Salvador.

Roma, entretanto, é visto como um nome muito ligado ao prefeito ACM Neto, presidente do DEM, que já tem três ministros no governo,  Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Tereza Cristina (Agricultura) e Luiz Mandetta (Saúde).

O espaço do DEM no governo já gera ciúmes no baixo clero.Há inclusive um desconforto entre os partidos de centro por causa da quantidade de cargos que o DEM tem no governo.

Quem é – Izalci Lucas é ex-deputado federal e agora é senador em primeiro mandato. Foi eleito ao lado da ex-jogadora de vôlei Leila em eleição que deixou de fora o senador Cristóvam Buarque, também ligado à Educação. Até o ano passado, Lucas era deputado federal pelo DF. É contador, professor e empresário da Educação.