6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Queiroz e Flávio Bolsonaro voltam a ser investigados pelo Ministério Público

O esquema de corrupção de Flávio Bolsonaro ficou conhecido como o Caso Queiroz

Flávio Bolsonaro e Fabrício Queiroz voltarão a ser investigados por corrupção

Depois da decisão do STF, na última quinta-feira, 28,  sobre o compartilhamento dos dados sigilosos do antigo COAF e da Receita Federal com o Ministério Público (MP) e a polícia, sem autorização judicial,  o MP-RJ recebeu autorização para  retomar o caso contra o senador Flávio Bolsonaro (Sem partido). A autorização foi liberada pelo ministro Gilmar Mendes.

Ainda não está claro, no entanto, quando e de que forma a reabertura das investigações contra Flávio irá ocorrer.

O filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro é investigado sob suspeita de ter desviado parte dos salários de servidores de seu antigo gabinete na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), prática conhecida como “rachadinha”. O esquema de corrupção ficou conhecido como o Caso Queiroz.

A investigação contra Flávio estava parada desde julho, quando o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, suspendeu os inquéritos que tinham como base dados originados dos órgãos de controle em uma decisão provisória. A medida era válida até os ministros deliberarem sobre o tema, o que ocorreu ontem.

Outras investigações devem ser retomadas após a decisão do STF, entre elas uma que apura movimentações financeiras suspeitas de Ronnie Lessa, policial reformado preso sob acusação de ser o executor da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes