1 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Quem cai? Vasco, Santos e Bahia lutam pela sobrevivência em rodada final do Brasileirão

Uma das equipes será rebaixada à Série B nesta quarta (6)

Foto: Leandro Amorim/Vasco; Raul Baretta/Santos FC; Felipe Oliveira/EC Bahia

Por Dyego Barros

O Brasileirão de 2023 chega ao fim na próxima quarta-feira (6), quando os 20 clubes envolvidos no competição entram em campo, de forma simultânea, às 21h30, para a definição de uma das edições mais equilibradas da história do campeonato.

E se na ponta de cima da tabela o Palmeiras apenas conta as horas para sacramentar a conquista de um título virtualmente decidido, na parte de baixo a promessa é de emoção até o fim na luta pela salvação.

Com América-MG, Coritiba e Goiás já rebaixados, resta saber quem será a última equipe a integrar o grupo dos quatro últimos colocados da tabela, caindo junto ao trio para a Série B de 2024. Nesta disputa particular estão Vasco, Santos e Bahia.

Cenário

Décimo sétimo na classificação, com 41 pontos, o Tricolor da Boa Terra é quem tem a situação mais delicada, uma vez que precisará vencer o embalado Atlético-MG, na Arena Fonte Nova, e ainda torcer para que ao menos um dos seus concorrentes não some três pontos na 38ª rodada. Na décima sexta posição, com 42 pontos, o Vasco receberá o RB Bragantino em São Januário. Enquanto o Santos, décimo quinto, com 43 pontos, encara o Fortaleza na Vila Belmiro.

O que os cálculos indicam?

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), habituado a calcular probabilidades no futebol, o time baiano tem 68,9% de chances de ser rebaixado. O Cruzmaltino do Rio de Janeiro 24,9%. Enquanto o Alvinegro praiano apenas 6,2%.

Definição dentro das quatro linhas

Contas e possíveis cenários à parte, somente quando a bola rolar saberemos, de fato, quem sobrevirá na Série A, garantindo a preservação de receitas vultuosas, provenientes das cotas de TV, para a próxima temporada. A ver.