6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Quem tem condição psicológica para portar arma de fogo?

Maceió sediará Capacitação de profissionais e estudantes em avaliação psicológica para concessão de porte de arma

Entre os dias 25 a 27 de outubro, a partir das 8h, vai acontecer no auditório do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) mais uma capacitação em Avaliação Psicológica para a concessão de porte de arma de fogo, que será ministrada pelo psicóogo  Manoel Vieira e está voltada ao desenvolvimento das competências técnicas e teóricas para a atuação na avaliação psicológica de aptidão para o porte de arma de fogo no âmbito da Polícia Federal e nas áreas de segurança pública e privada em geral.

Segundo Manoel Vieira, as práticas das avaliações psicológicas para o manuseio de arma de fogo tem sido atualmete demanda crescente dentro da área da Psicologia. “De acordo com dados da IPEA e da PF, o número de total de armas registradas disparou desde o Estatuto do Desarmamento (2004), com um crescimento de quase 1000%, com uma média de 33 mil armas registradas por ano”, explicou.

A prática da avaliação psicológica para o manuseio de arma de fogo é fundamental para garantir que as pessoas que obtenham a concessão para registrar e/ou portar arma apresentem requisitos psicológicos necessários para tal. E, assim, evitar aumento da violência urbana e os riscos de manuseio de arma por pessoas que se encontram inaptas do ponto de vista psicológico. Por isso, é grande a responsabilidade de profissionais de Psicologia nas avaliações para manuseio de arma. E estas avaliações exigem preparo técnico das(os) psicólogas(os), de acordo com as legislações que regulamentam esta prática, bem como as demandas e instrumentais e testes psicológicos mais utilizados por profissionais da área.

A Capacitação em Avaliação Psicológica para o Porte de Arma de Fogo está organizada com foco nos principais conhecimentos e aspectos práticos das demandas neste contexto de atuação do ) profissional de Psicologia, com ênfase na elaboração da bateria de testes psicológicos e na aplicação, correção e interpretação dos instrumentos psicológicos exigidos pela Polícia Federal.

Público alvo e modalidades

A capacitação é voltada para profissionais e estudantes  de Psicologia em término de curso, nas modalidades presencial e EAD. A capacitação está formatada em duas modalidades. Sendo a primeira modalidade de aula presencial, que ocorrerá nos dias 25 a 27 de outubro/2019, com carga horária 30 horas, ênfase no processo e instrumentos para avaliação psicológica para porte de arma de fogo. A metodologia trabalhada será teórico-prática, com estudos de casos, correção e interpretação dos instrumentos, escritas de documentos psicológicos, dicas e orientações éticas-técnicas do fazer da avaliação. A segunda modalidade, EAD, ocorrerá após a primeira etapa, presencial. Nesta modalidade, os participantes da capacitação terão acesso a orientações e supervisões relacionadas a elaboração de laudos psicológicos no contexto do porte de arma de fogo, sobre a correção informatizada dos testes psicológicos e orientações técnicas do processo avaliativo. Carga horária 20 horas.

Além disso, terá ênfase na aplicação, correção, classificação e interpretação dos testes de personalidade Palográfico e Pfister. No curso vai ser abordado de forma mais aprofundada a utilização dos testes de personalidade Palográfico e Pfister que são bastante utilizados no contexto de avaliação para porte de arma de fogo. A metodologia a ser trabalhada é própria de ensino-aprendizagem destes instrumentos através de estudos de casos supervisionados em sala de aula e na modalidade EAD, com ênfase nas correções manuais e informatizadas.