7 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Recopa: Fluminense tem a chance de conquistar título inédito e exorcizar fantasma de 16 anos, diante da LDU, no Maracanã

Tricolor fará a terceira final contra os equatorianos no Rio de Janeiro e espera sair campeão pela primeira vez

Flu precisa vencer a LDU por dois ou mais gols de diferença para sair campeão no tempo normal – Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense

Por Dyego Barros

O Fluminense entra em campo às 21h30 desta quinta-feira (29/02) com a chance de fazer história, diante da possibilidade de conquista de mais um título continental inédito. Em um Maracanã onde são esperados cerca de 70 mil tricolores, a equipe comandada por Fernando Diniz encara a LDU, na partida de volta da decisão da Recopa.

No jogo de ida, os equatorianos levaram a melhor, e chegam ao Rio de Janeiro defendendo a vantagem de 1 a 0, construída no Estádio Casa Blanca. Por isso, o Flu terá de vencer o embate decisivo por dois ou mais gols de diferença para se sagrar campeão nos 90 minutos e exorcizar um fantasma que há 16 anos assombra as Laranjeiras.

Sinônimo de pesadelo para o Tricolor, a LDU já impediu o Fluminense de conquistar um título internacional em duas ocasiões.

Em 2008, o gigante de Quito superou o clube carioca em uma decisão de Libertadores eletrizante, disputada no Maracanã. Um ano depois, nova vitória em solo brasileiro, dessa vez na final da Copa Sul-Americana.

Para o jogaço de logo mais, Diniz tem dúvidas nas laterais, devido às condições físicas de Marcelo e Samuel Xavier. Diogo Barbosa e Guga são opções. Já no ataque, a novidade pode ser o retorno de John Kennedy. Depois de cumprir suspensão no confronto da semana passada, o autor do gol do título da Libertadores contra o Boca Jrs está à disposição e pode ser, novamente, a carta na manga do treinador.

Escalações

A tendência é que o Tricolor inicie a partida com Fábio; Samuel Xavier, Thiago Santos Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Paulo Henrique Ganso; Keno, Jhon Arias e Gérman Cano.

Já a LDU, do espanhol Josep Alcácer, tem entre os 11 titulares: Domínguez; José Quintero, Ricardo Adé, Richard Mina e Leonel Quiñónez, Óscar Zambrano e Ezequiel Piovi; Luis Estupiñán, Sebastián Gonzáles e Jhojan Júlio; Jan Hurtado.