24 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Retornos na Durval de Góes Monteiro vão mudar de local neste sábado

Dois retornos serão suprimidos e manobra será feita pelas vias secundárias

Retornos na Durval de Góes Monteiro vão mudar de local neste sábado (27)
Mudança nos retornos da Durval de Góes Monteiro começam neste sábado (20). Foto: Ascom DMTT
Começa no próximo sábado (27), mais uma etapa para proporcionar melhorias no fluxo de veículos e da mobilidade urbana na Avenida Durval de Góes Monteiro. A via passa por obras de ampliação e terá neste final de semana alterações em pontos de retorno localizados no Jardim Petrópolis.

A medida consiste na supressão dos retornos da via, nas proximidades da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), mais precisamente em frente à Nutribem (sentido Aeroporto) e em frente à Maqfit (sentido Centro). Dentro das mudanças também está o início do funcionamento dos dois novos retornos vinculados às novas vias marginais.

Com a extinção dos acessos, os movimentos serão realizados a partir da via secundária, que recebeu toda a estrutura para a manobra.

Para o diretor-presidente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió, André Costa, a medida deve otimizar o tráfego de veículos na região, tornando-o mais seguro para os condutores. “São mudanças que buscam melhorar o tráfego na Durval de Góes Monteiro, um dos principais corredores da cidade, e tê-la em suas melhores condições otimiza o trânsito em diversos bairros e torna-o mais seguro para motoristas e pedestres”, pontuou.

Como fica?

– Quem segue sentido Centro, acessa a via secundária após a Continental, segue até o semáforo em frente à Tecampo Saúde Animal e faz a manobra para pegar a via sentido aeroporto.

– Quem segue sentido Aeroporto de Maceió, acessa a via secundária após a Havan, segue até o semáforo em frente a Agroshop e faz a manobra para pegar a via sentido Centro.

O início da operação será às 5h do sábado, com o desligamento dos semáforos dos retornos próximos à Funasa.

Benefícios

“Os retornos utilizando alças e vias secundárias oferecem vários benefícios, como a redução do congestionamento e a melhoria na segurança para os condutores. Uma vez que as alças de retorno permitem que os motoristas façam curvas em ‘U’ ou retornem na direção oposta de forma segura e suave, evitando interseções adicionais ou manobras complexas”, ressaltou o diretor executivo de Engenharia de Tráfego e Mobilidade do DMTT, Luciano Martins.

Outro ponto positivo é que as vias marginais facilitam o acesso a propriedades em ambos os lados da via arterial, podendo reduzir o tempo de viagem, especialmente para veículos que precisam mudar de direção e também auxiliam no controle de tráfego, contribuindo para um fluxo mais eficiente. “Isso proporciona um fluxo de tráfego contínuo e reduz o risco de colisões”, finalizou o diretor.

As medidas vão trazer benefícios para o fluxo do trânsito e são complementares a outras já implantadas e em implantação para preparar o principal corredor de transportes para o recebimento do BRT.

Educação e informação

Já nesta quarta-feira (24), dois painéis de LED serão colocados nos retornos já existentes, informando o término de funcionamento dos mesmos no próximo sábado. Os equipamentos terão a mensagem: ATENÇÃO, RETORNO DESATIVADO NO SÁBADO.

Nos dias 25 e 26 de abril, a equipe de Educação no Trânsito do DMTT atuará na região, com abordagem a condutores para orientá-los sobre as mudanças nas vias.

Para além desse período, agentes de trânsito também serão deslocados para atuarem no ordenamento e orientação dos motoristas.