22 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Ronaldo Medeiros recheia China de elogios após viagem de 14 dias

Deputado petista destacou organização econômica e de infraestrutura do país asiático

Foto: Igor Pereira/ALE

O deputado Ronaldo Medeiros (PT) fez um discurso elogioso à China, país asiático em que ele conheceu por 14 dias, a convite da Embaixada da nação oriental e representando a Assembleia de Alagoas na Missão China. Sua impressão, ao visitar o pais in loco, foi a diferença com o que é retratada pelo crivo dos países do Ocidente, entre eles o Brasil.

“É um país gigante, que investiu e investe muito em ciência, tecnologia e em educação”, elogiou o petista, surpreso pelo fato de não ter presenciado nenhum pedido nas ruas, durante todo o período em que esteve lá.

Nas duas semanas de visita, Medeiros disse que as universidades que visitou pareciam ser “hotéis de 10 estrelas”. “O cuidado com que eles têm com a educação, saúde e com a organização é oposta à noção do chinês que vivo preso, sem liberdade”, celebrou o petista.

Ele elogiou ainda a abertura econômica do país, que com uma taxa de desemprego de apenas 4%, além da Tesla, do empresário Elon Musk, há também empresas automotivas da BMW, Chevrolet ou Volkswagen. A China é aberta. Quem quer investir vai lá e investe.

Ronaldo Medeiros também elogiou a infraestrutura do país de 1,4 bilhão de habitantes. “Percorri mais de 150 km de estradas e não vi um buraco na estrada, nenhuma falha, assim como nos portos, aeroportos ou viadutos. É de dar inveja”, relatou ele sobre os túneis subterrâneos que passam pode debaixo do mar.

“Vi uma série de prédios sendo construídos, muitas habitações que estarão ao lado de estação de metrô, com praças e rodovias já prontas”, prosseguiu ele, sobre a organização chinesa.

Ele também elogiou o complexo industrial, com produções de chips e baterias de lítio, com energias renováveis. “É um país que acabou com a extrema pobreza, e que constantemente segue ampliando suas importações aqui no Brasil, sem distinguir se o governo é de direita ou esquerda”, completou ele sobre o país que possui uma taxa de juros anual de apenas 3,5%, contra os 10,75% do Brasil – e não impede a China de possui menos de 1% de inflação anual, contra os nossos 3,73%.

Outro lado

Em aparte, o deputado Cabo Bebeto (PL) discordou dos elogios de Medeiros. “Acho que é interessante que em 14 dias, no terceiro maior país do mundo, na segunda maior população do mundo, já foi suficiente para se tornar um expert”, disse o parlamentar do PL, afirmando que a agentes chineses acompanharam os estrangeiros, direcionando-os apenas para locais que eles queriam que fosses vistos e apresentados.

“Justamente para a gente ter aqui no plenário esse discurso positivo”, criticou Cabo Bebeto, afirmando que o capitalismo que ouviu falar, envolvendo Coca-Cola, Tesla, McDonald’s seria um capitalismo do Partido Comunista Chinês”, completou ele.

Como resposta, o deputado Ronaldo Medeiros lembrou que Elon Musk faz muitos negócios na China convidou o colega a visitar o país, assim como ele fez.

“A gente vê a China hoje com o PIB de mais de 26 trilhões de dólares. Como comparativo, temos a Alemanha com um PIB de 4,82 trilhões, veja a grandiosidade desse país que em breve é questão de pouco tempo será a maior economia do mundo”, finalizou o petista, que agradeceu a Casa por ter autorizado sua viagem neste período.