“O curioso é que todos os problemas do mundo começaram no PAM após a instalação do ponto eletrônico. Os servidores convivem com problemas há 40 anos e só agora decidiram fazer esses movimentos”.
Ao fazer tal declaração sobre a greve dos funcionários administrativos do PAM Salgadinho, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, “tocou na ferida”, como se diz popularmente.
O controle da frequência é um ponto nevrálgico em qualquer segmento do serviço público.
Há décadas o servidor público vem perdendo eficiência. Por aqui, ou seja, em Alagoas, e isso inclui a capital, muitos são tão desqualificados que bem poderiam ser demitidos.
Pode reclamar quem quiser!
Mas, infelizmente, essa é uma verdade inegável.
O descontentamento da sociedade em relação aos serviços públicos se verifica com uma frequência inaceitável.
Há servidores que ignoram, conscientemente, que a satisfação do interesse público é um direito fundamental, um princípio constitucional.
Claro que a triste realidade com a qual nos deparamos ao recorrermos ao serviço público não se resolve apenas com o controle eletrônico de frequência.
Mas é necessário que haja um mecanismo eficiente e objetivo para garantir a assiduidade e pontualidade nas repartições.
Em seguida, que o Estado e o município invistam na qualificação de seus servidores, ensinando a eles o que significam os princípios da eficiência, legalidade e moralidade.
Por enquanto, o prefeito Rui Palmeira tem razão ao chamar a atenção para a relação direta entre a greve e o ponto eletrônico.
Quem discordar, por favor, apresente argumentos!
Maceió,23 de setembro de 2015
Senhores(as)
Meus parabéns ao Prefeito Rui Palmeira por suas considerações.Disso tudo !
Adriel Batista Correia de Melo